Propaganda

A Casa do Dragão não fica parada por muito tempo. O episódio 8 de Game of Thrones da HBO, intitulado The Lord of the Tides, ocorre 6 anos após o episódio 7.

Isso significa que, desde o episódio de estreia, saltamos quase 20 anos no futuro. House of the Dragon mantém tudo em movimento.

A questão central do episódio 8, como o próprio nome sugere, é quem sucederá Lord Corlys Velaryon como Lord of Driftmark.

Quem governa Driftmark também governa a maior frota de Westeros, então é um posto importante.

Como a Casa Targaryen agora está efetivamente dividida em duas equipes, ambas querem que um de seus jogadores governe Driftmark.

Um novo salto no tempo também significa alguns novos atores: os seis filhos Targaryen – Aegon, Aemond, Jacaerys, Lucerys, Baela e Rhaena – todos têm novos rostos no episódio de domingo. Uma recapitulação completa do episódio 8 de House of the Dragon está abaixo. Atenção: Spoilers à frente.

Assista A Casa do Dragão e todo conteúdo da HBO por um preço incrível e ainda assista por 7 dias grátis, confira acessando aqui.

Daqui a seis anos

É hora de um salto no tempo, o segundo maior até agora. Como observado, O Senhor das Marés se passa 6 anos após os eventos do episódio 7.

Jacaerys, o filho mais velho de Rhaenyra, transformou-se de criança pequena em adolescente desengonçado.

Começamos esta semana em Driftmark, onde a Princesa Rhaenys fica sabendo que Lorde Corlys Velaryon, Lorde de Driftmark, foi ferido.

A guerra reiniciada nos Degraus que foi mencionada no programa da semana passada – a guerra em que Sor Qarl estava planejando lutar – ainda está acontecendo, e Lord Corlys foi ferido anteriormente em uma batalha.

Ele ainda não está morto, mas presume-se que esteja morto. O incidente convida à pergunta desconfortável sobre quem o sucede.

Lucerys Velaryon é o herdeiro legítimo no papel, já que ele é o “filho” de Laenor Velaryon, mas o irmão de Corly, Vaemond, diz que isso não serve.

Todo mundo sabe que Lucerys foi na verdade pai de Harwin Strong, então passar Driftmark para ele seria acabar com o governo de Driftmark da Casa Velaryon.

O príncipe Jacaerys não é mais um menino.
HBO

Vaemond desafia o direito de sucessão de Lucerys, questionando a verdade sobre o parentesco de Lucerys. Isso significa que todos precisam descer em Porto Real para lutar.

A Rainha Alicent está agora no comando de Porto Real. Viserys aparentemente está à beira da morte há 16 anos.

Ele ainda está vivo, mas completamente acamado. A maior parte de seu cabelo se foi, sua pele está descolorida e um curativo está enrolado no lado esquerdo de sua cabeça quando Rhaenyra e Daemon (que partiu de Dragonstone) vão vê-lo.

Rhaenyra e Daemon dizem a Viserys que Lorde Corlys está ferido e provavelmente vai morrer, e que eles precisam de sua ajuda como rei para reforçar a reivindicação de Lucerys a Driftmark.

Mas não funciona, porque Viserys não sabe o que está acontecendo. Ele está bebendo Milk of the Poppy para acalmar sua dor, mas também é um sedativo.

Em vez de politicagem, Rhaenyra apresenta Viserys a ela e aos dois filhos de Daemon: Aegon e Viserys.

Então, sim, para ser claro, agora existem dois Aegons vivos. Aegon II é filho de Viserys e Alicent, Aegon III é filho de Rhaenyra e Daemon. Há também duas Viseryses.

Falando em Aegon (II), o príncipe não é um cara legal. Ele agride sexualmente (fora da tela) um dos servos de King’s Landings, que conta a Queens Alicent sobre o calvário.

A Rainha a conforta – por alguns segundos. Ela então ameaça que coisas ruins acontecerão se o servo contar a alguém sobre isso, lhe der um pouco de ouro e a forçar a beber uma bebida especial de chá, que eu suponho que seja como o parecendo o  bastão neutralizador de Homens de Preto.

A rainha Alicent repreende Aegon, que está nu na cama. A rainha grita que o príncipe insultou sua esposa – que também é sua irmã, Helaena – para não mencionar a própria rainha. Aegon reclama que se esforça tanto, mas que nada é bom o suficiente para Alicent. Ela lhe dá um tapa forte.

“Você não é meu filho.”

Aegon Targaryen.
HBO

Fazendo negócios

Depois de adiar uma reunião do Pequeno Conselho e vestir seu filho despido, a rainha Alicent finalmente cumprimenta Rhaenyra e Daemon nas Câmaras do Rei.

Eles estão ofendidos porque a rainha não os cumprimentou na chegada.

“A condição do rei Viserys piorou desde a última vez que você o viu”, Alicent diz a eles, um grande eufemismo.

A rainha Alicent diz que os meistres a aconselham a mantê-lo sedado com o Leite da Papoula, mas Rhaenyra e Daemon não acreditam.

“Ah, os meistres. São eles que o mantêm confuso no Leite da Papoula enquanto os Hightowers aquecem seu trono”, diz Rhaenyra.

Daemon se pergunta se os meistres também recomendaram a remoção da iconografia Targaryen em Porto Real e sua substituição por simbolismo religioso.

“Os emblemas dos Sete servem apenas para nos guiar por um caminho incerto para nos lembrar de uma autoridade superior”, explica ela.

E amanhã, será a autoridade dela quem preside a sucessão de Driftmark.

Enquanto isso, Jacaerys e Lucerys estão correndo pelos antigos campos de treinamento de Porto Real quando se deparam com um intenso confronto de luta.

São dois rostos claramente hostis: Sor Criston Cole está treinando com Aemond Targaryen, que está usando um tapa-olho graças a Lucerys.

Rhaenyra, Daemon e seus filhos chegam a Porto Real.

Sor Criston está realmente querendo Aemond, mas o príncipe supera e supera o cavaleiro. Sor Criston o parabeniza e diz que ganhará torneios em pouco tempo.

“Eu não dou a mínima para torneios”, diz ele. Então, sem mover a cabeça ou os olhos para se dirigir a Jace e Luc, ele desconcertantemente acrescenta: “Sobrinhos, vocês vieram treinar?”

Antes de qualquer confusão, Vaemond Velaryon e sua equipe chegam. Vaemond vai direto para a rainha e recebe uma audiência com a rainha e seu pai Mão. Otto Hightower está firmemente do lado de Vaemond.

“O reino desfrutou de uma longa paz, um crédito para o trabalho de Jahaerys e Viserys, mas a ameaça de guerra se aproxima e pode chegar às nossas costas”, diz Otto à filha. “Quando isso acontecer, você vai querer uma criança no comando da maior frota de Westeros?”

“O próximo Senhor das Marés estará profundamente em dívida com você, sua graça”, diz Vaemond. “Assim como Driftmark, em toda a sua força.”

A implicação é clara: se a rainha, digamos, entrasse em uma guerra civil com a princesa, um Driftmark liderado por Vaemond apoiaria Alicent. Um poderoso aliado.

Rhaenyra encontra Rhaenys no Godswood para fazer algumas petições por conta própria. Rhaenyra diz que se perguntou por que Rhaenya veio a Porto Real e cuja reivindicação ela apoiaria, mas acabou percebendo que Rhaenya iria se apresentar.

“Isso não é um procedimento justo, é uma armadilha. Armada pela Rainha e pela Mão, eu aposto, para proclamar meu filho ilegítimo”, diz Rhaenyra.

“No entanto, você fez pior do que isso com Laenor, não foi?”

Rhaenyra diz que amava Laenor e que não ordenou a morte de Laenor. Tecnicamente verdade! Rhaenyra faz uma oferta a Rhaenys: se ela apoiar a reivindicação de Lucerys a Driftmark, as duas filhas de Laena podem se casar com os dois filhos de Rhaenyra. Dessa forma, Baela, a mais velha de Laena, será Rainha e seus filhos se tornarão herdeiros do Trono de Ferro.

“Uma oferta generosa ou desesperada”, zomba Rhaenys. “Você pode negociar comigo o quanto quiser… mas amanhã os Hightower desferirão seu primeiro golpe. Eles o forçaram a ficar de joelhos, e eu devo ficar sozinho.”

O maior sucesso de Aegon

Rhaenyra visita seu pai doente à noite, com uma tempestade ao fundo.

“A canção de gelo e fogo, você acredita que seja verdade?” Ela diz, começando grande.

“O sonho de Aegon”, ele choraminga.

“Você me disse que era nosso dever manter o reino unido contra um inimigo comum. Ao me nomear herdeiro, você dividiu o reino. Eu pensei que queria, mas o fardo é pesado… Se você deseja que eu o suporte, então defenda-o. eu e meus filhos”.

Na manhã seguinte, enquanto os meistres estão trabalhando em um Viserys dolorido e gemendo, o rei diz a Otto Hightower que quer jantar com toda a família esta noite.

Com grande esforço, o rei consegue sentar-se. Hightower lhe entrega o Leite da Papoula, mas Viserys o rejeita. “Apenas organize o jantar.”

Rei Viserys Targaryen.
HBO

Mantenha suas cabeças

Agora é hora do caso da sucessão de Driftmark. Com um quem é quem de Porto Real organizado na Fortaleza Vermelha, os reclamantes defendem seu caso perante a Mão do Rei.

Vaemond faz um discurso sobre o sangue Velaryon, sobre como ele não tem ambição, ele só quer que Velaryons continue seu domínio de Driftmark. Rhaenyra começa seu solilóquio, mas é imediatamente interrompida – pelo rei Viserys Targaryen.

Ele fez isso. O rei está fora da cama.

Todos estão chocados, mas Otto Hightower está particularmente consternado. Esta é uma má notícia para a Equipe Hightower, já que Viserys mostrou que sempre estará do lado de Rhaenyra.

Viserys marcha lentamente pelo Salão Principal. Ele encara Hightower. “Eu vou sentar no trono hoje.” 

“Devo admitir minha confusão”, começa o Rei Viserys. — Não entendo por que as petições estão sendo ouvidas sobre uma sucessão estabelecida. A única pessoa presente que pode oferecer uma visão mais perspicaz dos desejos de Lorde Corlys é a princesa Rhaenys.

Rhaenys pensa rapidamente em seus pés. Seh diz que Lorde Corlys desejou que Driftmark passasse por Sor Laenor para Lucerys.  

“Sua mente nunca mudou, nem meu apoio a ele”, diz Rhaenys. “Na verdade, a princesa Rhaenyra acaba de me informar de seu desejo de casar seus filhos, Jace e Luc, com as netas de Lorde Corlys, Baela e Rhaena. Uma proposta com a qual eu concordo plenamente. 

Bem jogado. O rei Viserys decreta que o assunto está resolvido. 

Não tão rápido!

A petição acabou, então Vaemond começa a protestar. “Você infringe a lei e séculos de tradição para instalar sua filha como herdeira, não ouse me dizer quem merece herdar o nome Velaryon”, diz ele ao rei.

Daemon começa a sorrir, sabendo que seu inimigo está prestes a se arruinar. 

“Minha casa sobreviveu à desgraça, e mil tribulações além disso, e que Deus se dane, eu não vou vê-la acabar por causa disso”, começa Vaemond, apontando para Lucerys.

Daemon desafia Vaemond a dizer isso . Vaemond sorri – e cai na armadilha.

“Seus filhos são BASTARDOS”, ele grita. “E ela é uma prostituta.”

Parabéns, Vaemond Velaryon. Você jogou sozinho. 

O Rei Viserys diz que terá a língua de Vaemond. Ele não vai: Daemon corta a cabeça de Vaemond.

HBO

Vem jantar comigo

Uma decapitação espontânea não é o aquecimento mais auspicioso para o jantar, mas o rei mandou todos jantarem, então o que você pode fazer?

“Como é bom ver todos vocês esta noite, juntos”, diz Viserys no início do jantar, sem ler a sala.

Embora seja uma ocasião feliz, disse Viserys, seu coração está cheio de tristeza. O rei tira a máscara de ouro que obscureceu a parte esquerda de seu rosto para revelar uma órbita vazia.

“Eu desejo que você me veja como eu sou”, diz ele. “Não apenas um rei, mas seu pai, seu irmão, seu marido, seu avô, que parece não andar por muito mais tempo entre vocês. Não guardemos mais ressentimentos em nossos corações. A coroa não pode permanecer forte se a casa do dragão continua dividida. Deixe de lado suas queixas, se não por causa da coroa, então por causa deste velho, que ama a todos vocês tão ternamente.”

Foi um grande discurso. Toda a presença de Viserys neste episódio é um material clássico de qualidade de Game of Thrones. Não fui só eu que fiquei impressionada, pois todos os adultos na sala ficaram visivelmente emocionados com o apelo do rei por harmonia.

Rhaenyra se levanta para brindar à Rainha Alicent. A princesa diz que ama Viserys, mas aquela rainha Alicent é quem esteve ao lado do rei por todos esses anos. “Ela cuidou dele com infalível devoção, amor e honra. E por isso, ela tem minha gratidão. E minhas desculpas.”

A rainha Alicent aceita o brinde e retribui o favor. Ela diz que eles têm mais em comum do que costumam lembrar e, significativamente, diz que Rhaenyra “será uma boa rainha”.

Infelizmente, as crianças Targaryen não ficaram tão comovidas com as palavras de Viserys. Aegon estava provocando Jacaerys sobre seu noivado com Baela, perguntando se Jacaerys sabia como consumar seu casamento. Não ajudou quando Helaena, irmã/esposa de Aegon, fez um brinde.

O brinde de Aemond Targaryen.
HBO

“Eu gostaria de brindar a Baela e Rhaena,” ela começou. “Eles vão se casar em breve. Não é tão ruim. Principalmente ele simplesmente ignora você. Exceto às vezes quando ele está bêbado.”

Alguns olhares estranhos entre a sala. Viserys tenta recomeçar a noite com um pouco de música, o que leva Jacaerys a se oferecer para dançar com Helaena. 

É para provocar Aegon, o que acontece, mas também fornece momentaneamente alguma alegria para a sala. Todos estão alegres. Rhaenyra sorri com Daemon, a rainha está feliz, até o velho Otto Hightower solta uma risada enquanto a música toca. O rei está satisfeito, mas rapidamente sucumbe à doença e precisa ser retirado da sala.

Lucerys não consegue tirar os olhos de Aemond e solta uma risada infeliz que Aemond pega. Com o rei fora da sala, Aemond aproveita a oportunidade para fazer um brinde.

“Um tributo final à saúde dos meus sobrinhos”, diz ele. “Jace, Luc e Joffrey. Cada um deles bonito, sábio… forte. Vamos drenar nossas xícaras para esses três meninos  fortes .

Esse comentário, uma referência a Harwin Strong, causa um tumulto. Jahaerys se levanta na grelha de Aemond, desafiando-o a dizer novamente. A rainha Alicent repreende Aemond, perguntando por que ele disse uma coisa tão estúpida. Uma briga quase começa, mas Daemon intervém. As crianças são enviadas para seus quartos.

Rhaenyra diz que deveria levar as crianças de volta para Pedra do Dragão, mas promete a Alicent preocupada que ela voará de volta. “O Rei e eu gostaríamos disso.”

O príncipe que foi prometido

Na cena final do filme, vemos o que pode acabar sendo a cena final da Casa do Dragão de King Viserys. 

A rainha Alicent visita o rei adormecido depois do jantar. O rei está delirando e lutando para respirar. 

“Você queria saber se eu acredito que é verdade”, diz ele. “Aegon.”

Viserys está confuso. Ele acha que Alicent é Rhaenyra e responde à pergunta que sua filha lhe fez na noite anterior.

“Você queria saber se eu acredito que é verdade”, diz ele. “Seu sonho, a canção de gelo e fogo, é verdade. O que ele viu no norte. O príncipe que foi prometido.”

“Príncipe Aegon?” a rainha perplexa pergunta. 

“Você queria saber se eu acredito que é verdade.”

“O Príncipe para unir o reino contra o frio e a escuridão. É você. Você é o único. Você deve fazer isso”, diz Viserys, ofegante. “Por favor faça isso.”

“Eu entendo, meu rei”, diz Alicent. 

Ah. 

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta