Início Google Google vai deletar milhões de contas do Gmail

Google vai deletar milhões de contas do Gmail

Milhões de contas do Gmail serão excluídas a partir de dezembro, quando o Google mudar suas regras para usuários inativos.

Milhões de contas do Gmail serão excluídas a partir de dezembro, quando o Google mudar suas regras para usuários inativos. Imagem: Getty Images

Milhões de contas do Gmail serão excluídas a partir de dezembro, quando o Google mudar suas regras para usuários inativos.

Dentro de três semanas, qualquer conta do Gmail que não seja usada há mais de dois anos será excluída.  

As contas do Google Drive, Docs, Agenda, Meet e Google Fotos também serão excluídas se não estiverem sido usadas recentemente, junto com todo o seu conteúdo.

Há alguns meses, as contas em risco de exclusão, já estão recebendo diversas notificações sobre sua exclusão por falta de uso

O Google afirma que a mudança é necessária para reduzir o risco de contas inativas serem sequestradas por criminosos e usadas para spam ou outro conteúdo malicioso.

A eliminação, anunciada pela primeira vez em maio, começará com contas que foram criadas e nunca mais usadas, como aquelas usadas para acessar testes gratuitos.

O que fazer para não perder minha conta no Gmail?

Se você está preocupado com a possibilidade de sua conta estar prestes a expirar, tudo o que é necessário para mantê-la ativa é fazer login uma vez a cada dois anos.

O Google afirma que atividades como ler um e-mail, assistir a um vídeo no YouTube ou usar a pesquisa do Google seriam suficientes para evitar que uma conta fosse excluída.

Se você armazena imagens em uma conta do Google Fotos, precisará fazer login no serviço separadamente para evitar que suas fotos sejam excluídas permanentemente. 

Os usuários que mantêm uma assinatura ativa de serviços como publicações de notícias ou aplicativos por meio de sua conta do Gmail também não serão excluídos. 

As contas que possuem vídeos enviados ao YouTube também serão salvas, mas a mudança não afetará contas empresariais ou escolares. 

Ruth Kricheli, vice-presidente de gerenciamento de produtos, afirma que a mudança é necessária para “proteger nossos usuários contra ameaças à segurança, como spam, golpes de phishing e sequestro de contas”.

Contas esquecidas ou não utilizadas têm muito mais probabilidade de terem sido comprometidas do que contas mantidas ativamente.

Isso ocorre porque contas antigas geralmente dependem de senhas desatualizadas ou reutilizadas e têm dez vezes menos probabilidade de ter autenticação de dois fatores configurada, de acordo com uma análise interna do Google.

“Essas contas são frequentemente vulneráveis ​​e, uma vez comprometida, uma conta pode ser usada para qualquer coisa, desde roubo de identidade até um vetor de conteúdo indesejado ou mesmo malicioso, como spam”, acrescenta Kricheli. 

Análises recentes mostram que contas hackeadas do Gmail estão sendo vendidas na dark web por apenas US$ 60.

Como recuperar minha conta no Gmail?

Se você está preocupado com o bloqueio de sua conta, o Google recomenda que você configure um e-mail de recuperação para garantir que o acesso possa ser recuperado.

Os usuários também podem baixar e exportar os dados de suas contas para outras plataformas por meio do recurso Google Takeout, que pode criar um backup completo da conta.

Através do Gerenciador de contas inativas, os usuários também podem decidir o que acontecerá com suas contas não utilizadas.

Essas opções incluem o envio de arquivos específicos para contatos confiáveis, a exclusão total da conta ou a configuração de um sistema de resposta automática.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile