Propaganda

Google Doodle de hoje celebra o início da primavera 2021 em todo Hemisfério Sul, onde está localizado nosso Brasil, a primavera é caracterizada pelo desabrochar das flores, chuvas e pelo aquecimento da temperatura.

Nesta estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto no verão, e nem muito frio como no inverno.

Muitas pessoas gostam desta época por se tratar de uma época onde a natureza fica mais colorida com flores de variados tipos. Por conta disso, é um período conhecido também como a “Estação das Flores”.

As paisagens se enchem de cores, deixando ruas, campos, parques e jardins com o aspecto alegre e vívido.

palavra Primavera derivada do latim, primo vere, que significa primeiro verão. Verão significa tempo primaveril, assim, a primavera corresponde ao período que antecede o verão.

As principais características da Primavera

A primavera ocorre, assim como as demais estações do ano por conta da inclinação da Terra em relação ao Sol, e por conta de um dos movimentos, chamado translação, tem como uma de suas consequências as estação do ano.

Por conta de suas temperaturas mais amenas e aumento da umidade do ar, a primavera é considerada a melhor estação do ano.

Muitos animais tendem a mudar seu comportamento nesta estação, saindo de seu período de hibernação e por conta do aumento de flores, animais como abelhas e beija-flores, aumentam suas atividades, interferindo significativamente no ciclo reprodutivo dos vegetais.

O Equinócio da Primavera representa o posicionamento médio do sol em relação a Terra, ou seja, neste período hemisférios norte e hemisfério sul estarão recebendo a luz do sol de forma igual, diretamente na linha do Equador.

A Primavera no Brasil

Normalmente a primavera para a maior parte das regiões brasileiras, costuma ser marcada pelo aumento gradativo de calor. E, com isso marca algumas mudanças com relação às temperaturas e ao regime de chuvas.

Assim, embora nem sempre aconteça dessa forma, inicialmente com uma temperatura amena, o calor vai aumentando ao longo da primavera para receber o verão.

Mas este ano de 2021, a primavera chega  com temperaturas elevadas e clima extremamente seco, enquanto uma outra parcela está em alerta para o potencial perigo de chuvas fortes.

Em um comunicado divulgado no dia 20 de setembro, em Brasília, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chama a atenção para o grande perigo de ocorrência de incêndios florestais por causa da baixa umidade relativa do ar registrada em 461 cidades do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

Segundo o Inmet, ao menos até o fim desta segunda-feira, nestas regiões, a umidade relativa do ar abaixo de 12% potencializa a chance de incêndios e pode fazer mal à saúde das pessoas, que devem procurar se hidratar e evitar fazer atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia.

Ao mesmo tempo, os técnicos do instituto alertam para o potencial risco de chuvas intensas e até temporais atingirem algumas cidades do Amapá, Amazonas, Rio Grande do Sul, Roraima e Santa Catarina.

Em quatro estados (Maranhão, Pará, Paraná e São Paulo), há regiões sujeitas a enfrentar chuvas intensas ao longo do dia e áreas em que a população enfrenta o calor e a baixa umidade.

Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, a meteorologista Morgana Almeida explicou à Agência Brasil que as diferentes situações se devem à atuação dos sistemas meteorológicos que atuam simultaneamente no país.

Normalmente com a chegada dessa estação, as chuvas começam a intensificar-se na maior parte do país, tornando então as temperaturas mais amenas e aumentando a umidade do ar, que, no inverno (estação anterior à primavera), encontra-se bastante reduzida.

Periódo da primavera vai de 22 de setembro de 2021 a 21 de dezembro de 2021.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias

Deixe uma resposta