O Google está celebrando líderes, artistas e desbravadores inspiradores dos últimos 200 anos e nesta sexta-feira, a homenagem são para as mulheres.
Para marcar o Dia Internacional da Mulher, o Google Doodle de 8 de março ilustrou citações famosas de 13 mulheres inspiradoras.
Há quem tenha ido antes de nós, como a pioneira artista mexicana Frida Kahlo e a sufragista britânica Millicent Fawcett, que fez campanha pelo ensino superior para meninas e pelo direito de voto.
A lista também inclui campeãs modernas que estão abrindo novos caminhos hoje. Da pugilista olímpica indiana Mary Kom, que é a única pugilista feminina que ganhou uma medalha em sete campeonatos mundiais, para Chimamanda Adichie, a escritora nigeriana cuja escrita sobre feminismo foi traduzida para mais de 30 idiomas em todo o mundo.
Abaixo segue as imagens utilizadas na homenagem no Google Doodle, e você pode acessar clicando aqui.
Para trazer as palavras de todas essas mulheres notáveis para a vida, o Google contratou 10 artistas do sexo feminino e estúdios de design de todo o mundo para ilustrar suas citações.
A designer polonesa Zuzanna Rogatty, dos Estados Unidos, que ilustrou uma citação da Adichie, descreveu seu processo.
“Através de letras expressivas e rítmicas, tentei ilustrar a energia e o poder que vem da citação“, escreveu ela no blog do Google.
“Eu destaquei a palavra ‘igualmente’ e a última ‘eu importo’, que eu senti que deveria soar mais alto.“
Você pode ler tudo sobre os artistas e sua inspiração no blog do Google , ou acessar o Google Arts and Culture para ler sobre as mulheres que moldaram nosso mundo – dos heróis da STEM até as mulheres que transformaram um chapéu em um símbolo de poder feminino.
O foco do Google para o Dia Internacional da Mulher deste ano foi “mulheres empoderando mulheres” – daí a escolha de todas as artistas femininas para o seu doodle.
Embora a empresa tenha lutado com a questão da diversidade de gênero no passado, junto com o restante do Vale do Silício, o Google está fazendo incursões, incluindo doações de US$ 9.7 milhões em 2018 para ajudar a lidar com a desigualdade salarial.
Via CNet