Propaganda

O Doodle de hoje celebra o 116º aniversário da ativista sindical negra, brasileira, proprietária de uma empresa e empregada doméstica Laudelina de Campos Melo, que em 1936 fundou a primeira associação de trabalhadores domésticos do Brasil.

Laudelina foi pioneira na luta pelos direitos dos trabalhadores brasileiros, ela dedicou sua vida à luta contra a discriminação racial, de classe e de gênero.

Laudelina de Campos Melo nasceu neste dia em 1904 em Poços de Caldas, estado de Minas Gerais.

Sua mãe trabalhava como empregada doméstica e Melo se tornou um adolescente também.

No processo, ela testemunhou em primeira mão o racismo, as más condições de trabalho e a exploração enfrentada por tantos trabalhadores, incluindo sua própria mãe – uma experiência que inspirou sua luta por mudanças.

Melo mudou-se para a cidade de Santos em 1924 e se envolveu em organizações locais com o objetivo de melhorar a vida dos negros brasileiros.

Isso definiu um curso de ativismo que ela seguiu ao longo de sua vida. Em 1936, ela fundou a histórica Associação de Trabalhadores Domésticos, e mais tarde formou uma associação semelhante em Campinas (SP), que passou a ser oficialmente reconhecida como sindicato em 1988.

Em 2015, o movimento de Melo por justiça alcançou outra vitória: quando o governo brasileiro aprovou uma legislação para estender os direitos trabalhistas às trabalhadoras domésticas.

Com a PEC das Domesticas aprovada, os trabalhadores domésticos passam, oficialmente a ter direito e benefícios semelhantes a outras categorias profissionais.

Aprovação da PEC das Domésticas no Senado Federal

Feliz aniversário, Laudelina de Campos Melo!

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias

via google

Deixe uma resposta