Início Drones Drones para iniciantes: São equipamentos fáceis de operar?

Drones para iniciantes: São equipamentos fáceis de operar?

Como ser um piloto de drones iniciante, quais os riscos, quais são os valores de drones para iniciantes, quais os cuidados, enfim, confira tudo isso e muito mais.

Eles parecem tão fáceis de pilotar, esses drones que vemos zunindo por toda parte, mas, novamente, deve ter levado horas e horas de prática para aqueles pilotos fazerem parecer tão fáceis, certo?

Você quer um drone, mas não se machucar ou machucar outra pessoa. Antes de desembolsar o dinheiro, você quer saber como é fácil pilotar um drone?

Na verdade, é mais fácil do que você pensa! Mesmo para um iniciante, você será capaz de tirar um drone do chão e começar a aprender como usar os controles, talvez até mesmo fazer com que seu drone vá exatamente para onde você deseja na primeira vez.

Isso não quer dizer que você estará pronto para se inscrever no próximo evento local de corrida de drones em uma semana ou que suas fotos aéreas serão impressionantes de primeira.

Os drones são fáceis de pilotar, mas são um desafio para dominar. Não seria tão divertido sem o fator desafio, não é?

É fácil ser intimidado antes de começar este novo hobby, mas se você escolher um drone de médio porte com todos os recursos, ou um drone de brinquedo com quase nenhum recurso sensor ou item automatizado, é quase certo que você ficará viciado na experiência de voar, certo? do começo.

É tão fácil assim, mesmo?

É importante falar sobre expectativas. Se você começar esperando ser o melhor piloto do mercado sem ter que dedicar horas e horas de voo e prática, certamente ficará desapontado.

É claro que chegar a esse nível em que você pode começar a pensar em fazer negócios com fotografia aérea, serviços de mapeamento ou outros, será um trabalho árduo.

Mesmo chegar ao ponto de voar com a confiança de que você pode colocar o drone exatamente onde deseja sempre, levará tempo.

Isso não quer dizer que pilotar um drone seja difícil. Quase qualquer pessoa que saiba usar um controle de videogame, ou até mesmo um smartphone, será capaz de pilotar um drone com sucesso.

Um drone é controlado por um controle com botões e sticks, semelhante a um Xbox ou playstation e, com um aplicativo de smartphone, com botões na tela sensível ao toque, onde você encontrará informações como, quantidade de GPS disponíveis, altitude, velocidade, localização, entre outras informações.

Esses botões são usados ​​para controlar as direções de voo, como:

  • Movimento para frente e para trás
  • Movimento lateral (direita ou esquerda)
  • Altura (para cima ou para baixo)
  • Rotação (para virar o drone para uma direção diferente) e aceleração (velocidade).

Essas direções de movimento têm nomes técnicos como guinada, arfagem e rolagem, mas falaremos sobre isso em outro post.

A capacidade de utilizar essas funções com algum grau de sucesso é bastante direta, e você pode descobrir de forma hesitante e imperfeita como levar seu drone para onde deseja, mesmo em seu primeiro voo e, mesmo que você nem tenha usado em um simulador.

Mas, voltando às expectativas, no seu primeiro voo, você pode ficar confuso sobre qual botão apertar, ficar confuso, perder a noção de para que lado seu drone está voltado, etc.

Essa é a parte que leva tempo e prática para acertar, ser capaz de acompanhar todas essas coisas e treinar seus dedos para apertar o botão certo, no grau certo, todas as vezes.

Mesmo com todos os controles para aprender e diferentes aspectos dos movimentos do drone para dominar, você ficaria surpreso com a rapidez da curva de aprendizado.

Mesmo em apenas algumas sessões de prática, seu nível de habilidade e confiança serão bastante aprimorados. E quanto mais você praticar, mais fácil será.

Mas que tipo de drone posso usar para começar?

No mercado, existem alguns modelos mais baratos, dentre muitos outros, nesta matéria vamos citar os modelos L900 pro (a esquerda) e SG 907 max (a direita).

Ambos são modelos que, encontram-se no mercado por valores mais em conta, ou seja, entre R$ 500 e R$ 1.500,00 Reais, um bom custo x benefício para quem está iniciando e também experimentando este hobbie.

Estes equipamentos, são modelos que voam a uma distância máxima de 1.2 km de distância do controle e cerca de 200 metros de altura.

Mas estes equipamentos são seguros?

Se a sua dúvida para iniciar for esta, sim, são equipamentos seguros para iniciar e aprender a voar, mas lembre-se, estes modelos, qualquer um dos dois, são modelos para iniciantes, não possuem uma qualidade de imagem profissional.

Embora sua descrição diga que a camera é 4K, ele não possuí uma qualidade excelente e nem taxa de transmissão para isso, mas, é perfeito para treinar movimentos que, se tornam mais arriscado com relação a treinar em um drone profissional.

Certo, agora que eu sei qual equipamento usar, o que eu faço antes de voar?

É fácil querer abrir a caixa, pegar o drone e sair assim que ele chegar. Por mais tentador que seja, faça um favor a si mesmo e faça sua lição de casa antes de lançar seu primeiro voo.

Isso realmente tornará o primeiro voo mais fácil e menos frustrante. Além das coisas óbvias, como carregar as baterias e o controlador e saber como colocar as hélices, você precisa entender algumas coisas sobre as funções do drone.

Aqui estão algumas coisas que você definitivamente deveria ter feito ou descoberto antes de iniciar seu primeiro voo:

  • Leia o manual! Parece óbvio, mas ajudará você a evitar armadilhas óbvias.
  • Calibre a bússola. Isso pode não ser necessário em muitos drones de brinquedo, mas seu manual terá essas informações.
  • Defina a altitude Return to Home (RTH). Faça isso antes do primeiro voo para garantir que você não bata em nenhum obstáculo aéreo no caminho para casa. Além disso, certifique-se de entender como a função RTH funciona em seu modelo de drone específico.
  • Verifique seus arredores. Planeje para onde voar com antecedência. Não vá apenas para o quintal (a menos que seu quintal seja grande e aberto!). Especialmente para um primeiro voo, este deve ser em uma área com poucas ou nenhuma árvore, sem fios aéreos, etc.
  • Verifique as condições meteorológicas. Não planeje voar com tempo ventoso ou chuvoso. Se isso significa esperar até o dia seguinte, que assim seja. Mesmo pilotos experientes podem ter dificuldade para controlar um drone em condições de vento.
  • Conheça os procedimentos e regulamentos de segurança. Se o seu drone precisar ser registrado (qualquer drone com mais de 250 gramas precisa ser registrado na ANAC e no DECEA), certifique-se de que isso seja feito e que o adesivo de registro esteja visível antes de voar. Saiba onde você pode voar e onde não pode voar.

Quando você estiver preparado e pronto para seu primeiro voo, apenas mais algumas dicas para ajudá-lo a ter uma experiência de voo mais tranquila.

  • Após a primeira decolagem, planeje pairar por cerca de 30 segundos ou mais para verificar se tudo está funcionando como deveria.
  • Depois disso, você pode começar a experimentar os controles e voar do seu jeito.
  • Use o modo iniciante, se estiver disponível em seu drone, para definir parâmetros razoáveis ​​e seguros. Isso ajudará a evitar que seu drone saia de sua vista ou fique fora do alcance do controlador.
  • Nos seus primeiros voos com um drone de câmera, não se concentre nas fotos, mas, em vez disso, trabalhe para se familiarizar com os controles de voo. Você pode chegar às fotos depois de um tempo.
  • Antes de tirar seu drone do chão, é importante consultar os aplicativos: UAV Forecast (Verificar as condições meteorológicas para o voo), Windy (Consultar a condições dos ventos na região) e Magnetology (Verificar o magnetismo na região – Nunca calibre a bussula se o valor for maior que 3!).

Então, o que você está esperando? Chegou a hora de pegar seu drone e ir voar!

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile