Propaganda

O Google Doodle na Índia, celebra o 96º aniversário do Dr. Bhupen Hazarika, um aclamado cantor, compositor e cineasta assamês-indiano que criou música para centenas de filmes.

Ele também foi um dos principais reformadores socioculturais do nordeste da Índia, cujas criações e composições uniram pessoas de todas as esferas da vida.

Ilustrada pela artista convidada Rutuja Mali, de Mumbai, a obra de arte celebra o trabalho de Hazarika para popularizar o cinema e a música folclórica assamesa.

Confira a produção do Google Doodle em homenagem a Dr. Bhupen Hazarika.

Hazarika nasceu neste dia em 1926 no nordeste da Índia. Seu estado natal, Assam, é uma região que sempre abrigou diferentes tribos e vários grupos indígenas – como os Bodo, Karbi, Mising e Sonowal-Kacharis. Quando criança, Hazarika cresceu cercado por canções e contos folclóricos sobre a vida ao longo do poderoso rio Brahmaputra.

Em tenra idade, os talentos musicais de Dr. Bhupen Hazarika atraíram a atenção do renomado letrista assamês, Jyotiprasad Agarwala, e do cineasta, Bishnu Prasad Rabha – ambos decanos da rica história cultural de Assam.

Eles ajudaram Hazarika a gravar sua primeira música, que lançou sua carreira musical aos 10 anos. Aos 12 anos, Hazarika estava escrevendo e gravando músicas para dois filmes: Indramalati: Kaxote Kolosi Loi e Biswo Bijoyi Naujawan.

Com o tempo, Hazarika criou inúmeras composições, tendo uma propensão a contar as histórias das pessoas por meio de músicas – histórias sobre felicidade e tristeza, união e coragem, romance e solidão, e até conflitos e determinação.

Dr. Bhupen Hazarika não era apenas um prodígio da música infantil, ele também era um intelectual. Graduou-se com mestrado em ciência política pela Banaras Hindu University em 1946 e obteve um doutorado em comunicação de massa pela Columbia University em 1952.

Depois de completar seus estudos na América, ele retornou à Índia para continuar trabalhando em músicas e filmes que popularizaram a cultura Assamese em escala nacional e global.

Ao longo de uma carreira de seis décadas, Hazarika ganhou vários prêmios de prestígio como o Prêmio Sangeet Natak Akademi, o Prêmio Dadasaheb Phalke, Padma Shri e Padma Bhushan, por sua notável contribuição à música e à cultura. Ele foi homenageado postumamente com o Bharat Ratna, o maior prêmio civil da Índia, em 2019.

Ele passou a servir como presidente e diretor de vários conselhos e associações, incluindo a National Film Development Corporation do governo indiano.

Feliz aniversário, Bhupen Hazarika! Suas músicas e filmes continuam a impor respeito pela rica cultura de Assam.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta