Propaganda

Se o seu destino é o Rio Grande do Sul, mais precisamente Gramado e Canela na serra gaúcha, você passa por esse lugar lindo e cheio de história, praticamente sem perceber.

Sim, a cidade de Picada Café fica na rota em direção a Gramado, porém, por ser uma cidade pequena, é pouco conhecida pelos turistas que visitam a região.

História da cidade Picada Café:

Pórtico de entrada de Picada Café

A região de Picada Café começou a ser ocupada por famílias de imigrantes alemães, após a retomada da imigração interrompida entre os anos de 1830 e 1845.

Administrativamente, Picada Café esteve vinculada à São Leopoldo – e, enquanto São Leopoldo pertencia a Porto Alegre, a este município – depois a

São Sebastião do Caí.

Antes de sua emancipação, em 20 de março de 1992, Picada Café pertencia à Nova Petrópolis. Ao emancipar-se recebeu áreas dos municípios de Dois Irmãos, Ivoti e Nova Petrópolis, totalizando aproximadamente 83 quilômetros quadrados.

Imagem da cidade vista de cima

Até meados do século XIX, as principais vias de contato entre São Leopoldo – a sede da Colônia – e os diversos núcleos, eram as picadas – trilhas por onde transitavam os animais carregando produtos coloniais e trazendo os que eram consumidos localmente.

As picadas foram as únicas vias possíveis, abertas nas encostas escarpadas e de difícil trânsito, quando não havia rios navegáveis. Posteriormente, essas vias foram ampliadas e deram lugar ao trânsito de carretas – tornaram-se carreteiras.

A maioria das estradas atuais foi construída sobre esses caminhos primitivos.

A picada de Picada Café começava a 24 quilômetros de São Leopoldo e se estendia por 15 quilômetros.

Localizada na Encosta da Serra Gaúcha, Picada Café apresenta uma geografia montanhosa, com matas nativas, riachos que deságuam no Rio Cadeia, afluente do Rio Cai.

Duas versões explicam o nome Picada Café.

A primeira conta que os tropeiros passavam pela estrada próxima ao Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, onde acampavam para tomar o café e/ou pernoitar para seguir viagem no dia seguinte.

A segunda versão conta que os imigrantes receberam algumas mudas de café para serem plantadas em uma área localizada em nosso município denominada Kaffeeck (Canto do Café). Essa plantação não prosperou, mas a localidade manteve seu nome.

O município de Picada Café está dividido em diversos bairros, sendo que entre eles se destacam alguns núcleos que surgiram com a colonização como Joaneta, Jammerthal, Morro Bock, Quatro Cantos, Lichtenthal, Picada Holanda, Kaffeeck. Os demais bairros foram criados por decretos.

No passado, a maioria dos núcleos citados, tinha uma capela ou sala de orações; casas comerciais de secos e molhados onde aconteciam bailes, festas de casamento, competições esportivas, bolão, além das festividades do Kerb; moinhos, ferrarias e um passado cheio de muitas recordações contadas pelos moradores mais antigos.

Atualmente os bairros mais desenvolvidos possuem indústrias de calçados e móveis, lojas, farmácias, escolas, restaurantes, sede de sociedades.

Também encontramos Clubes de Mães que se reúnem mensalmente, times de futebol que organizam diversos eventos esportivos e outros grupos organizados.

Na sede do Município, situada junta à BR116, encontramos a Prefeitura Municipal, o Posto de Saúde, a Brigada Militar, o Correio, duas escolas, a sede da Sociedade Cultural e Recreativa Aliança, os bancos, farmácia, bares, restaurantes e diversas lojas.

O Jammerthal, Vale das Lamentações, segundo versão popular recebeu esse nome, pois a esposa do agrimensor, acompanhando o trabalho do marido e enfrentando águas, arbustos espinhentos e outros obstáculos teria exclamado “Ist das ein Jammer”.

A Picada Holanda possui a igreja mais antiga do município, denominada Nossa Senhora da Visitação, fundada em 1853, e também o cemitério mais antigo.

O Lichtenthal surgiu a partir do casal Johann Lessinger e Anna Lichtental. Ele era agricultor e ela exerceu a profissão de costureira, que a tornou conhecida legando o nome à localidade.

Um dos filhos do casal esculpia lápides funerárias em pedra grês que podem ser encontradas em diversos cemitérios do município.

O núcleo Quatro Cantos que era conhecido como “Führ Eck” tinha em seus primeiros moradores a família Führ que deu origem ao nome da localidade.

Outra versão para o nome conta que os moradores compraram as terras que tinham a forma aproximada de um quadrado recebendo o nome de “Vier Eck”.

O Morro Bock surgiu com a união de áreas de terras pertencendo aos municípios de Dois Irmãos, Ivoti e Nova Petrópolis. A família Bock deu origem ao nome do núcleo.

Igreja nossa senhora da visitação

Mas o que fazer e o que visitar em Picada Café?

A cidade, embora pequena, possui diversas atrações e pontos turísticos para visitação, como:

  • Camping Prainha: Propriedade particular para prática de esportes ao ar livre e acampamentos. Conta com bar e campo de futebol e vôlei de areia. Está localizado nas margens do Rio Cadeia, podendo ser usufruído também como balneário em estações mais quentes.
  • Casa comercial Christian Kuhn: Construído a partir de 1880 em três épocas diferentes, na técnica em enxaimel, com armação típica em madeira e preenchimento em pedra grês. A primeira construção em enxaimel reconstruída no complexo dos Kuhn era a casa de oração, da primeira comunidade evangélica de Picada Café. Na parte central foi instalada a venda de secos e molhados, numa das extremidades, quartos para hospedes e familiares, no sótão pernoitavam os tropeiros, havia também a sala para o médico e dentista. Na outra extremidade, a residência da família Kuhn. O espaço maior da venda era palco para bailes, um bom jogo de baralho e ótimo espaço para negócios acompanhados de alguma bebida sem tempo e hora pré-estabelecida. Hoje, totalmente restaurado, o prédio abriga o acervo histórico da época, patrimônio imensurável de Picada Café.
  • Casa de cultura: Conforme relatos de moradores acredita-se que inicialmente tenha abrigado uma escola comunitária da localidade, bem como também foi sede do Centro Recreativo da vila Sociedade Joanetta Riograndense, o qual tinha como principais objetivos oferecer aos associados festas religiosas, noitadas artísticas, apresentações, bailes; e manter o coro paroquial. Durante muito tempo, este espaço constitui-se como o único centro recreativo da vila. Por muitos anos foi a sede da subprefeitura e tambem  passou a ser residência dos subprefeitos. Atualmente, a edificação está tombada e, portanto, sujeita as diretrizes de proteção estabelecidas pela Lei  949/2006, que institui a proteção ao patrimônio histórico, artístico, cultural e natural do município. Com a restauração da casa antiga e implantação da Casa de Cultura Joaneta a comunidade passou a ter um espaço para a realização de exposições e oficinas artísticas e culturais. É um espaço de visitação e resgate da história da localidade.
  • Roteiro das igrejas históricas: Em Picada Café há cinco igrejas históricas – quatro católicas pertencentes a Diocese de Novo Hamburgo e uma protestante pertencente a Região Nordeste do Sínodo Riograndense da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. São testemunhos da fé que a comunidade foi afirmando ao longo de sua história. Construídas entre 1881 e 1957, destacam-se pela qualidade, riqueza, cuidado e bom gosto com que foram erigidas. Percorrer o roteiro possibilitará ao visitante conhecer a história de fé de uma comunidade na qual a religiosidade ainda é viva. Os templos são exemplos da arquitetura religiosa da colonização alemã e guardam obras de arte como altares, vitrais, imagens e objetos do ritual litúrgico.
  • Mirante Edgar Mikaelsen: Em meio a natureza, exibe uma belíssima paisagem: serras verdejantes para todos os lados e lá embaixo o vale, a pequena e singela Picada Café.
  • Praça Santa Joana Francisca: O Morro Pelado, como também é conhecido, recebe muitos visitantes, especialmente ao final de semana. O espaço é de fácil acesso e fica ao lado do Rio Cadeia, muito procurado no período do verão. Possui um mirante que permite a visualização do leito do Cadeia. Também em seu ponto mais alto a imagem de Santa Joana Francisca de Chantal para reverência e fé.

Se o seu roteiro procura lugares e passeios para sair do trivial, conhecer lugares novos, passeios em meio a natureza e conhecer a cultura germânica a fundo, a serra gaúcha tem muito mais a oferecer além de Gramado e Canela.

Então, se seu próximo destino for a serra gaúcha, considere conhecer lugares como Ivoti, Morro Reuter, Picada Café, Nova Petrópolis, dentre tantos outros municípios que contam a história incrível do lugar!

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta