Propaganda

A notícia que o chá de erva doce tem a substância do antigripal Tamiflu, transmitida por usuários de Whatsapp, Facebook e outros meios de mensagem é Fake News, um boato desmentido pelo próprio Ministério da Saúde.

Se você recebeu no Whatsapp esta mensagem:

Mensagem espalhada pelo Whatsaap - Imagem Ministério da Saúde. - Dica App do Dia
Mensagem espalhada pelo Whatsapp – Imagem Ministério da Saúde.

Em seu site, o Ministério da Saúde pede para população não espalhar esta notícia. “Olá! Não compartilhe essa mensagem! É falsa! O Hospital das Clínicas de São Paulo esclareceu que não realizou alertas à população sobre um suposto vírus da gripe que se espalha.

E continua. “Além disso, as orientações que o chá de erva-doce tem a mesma substância do medicamento Tamiflu é falsa! O chá de erva-doce não possui o princípio ativo do Tamiflu (fosfato de oseltamivir). “

Mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, uma unidade de saúde. O médico é que vai avaliar a necessidade de prescrever uso do antiviral fosfato de oseltamivir. 

Se você que está lendo esta matéria recebeu esta mensagem pelo Whatsapp, Facebook, Telegram ou qualquer outro meio de troca de mensagem, não repasse para ninguém. Uma outra versão da mensagem é como esta abaixo.

Mensagem espalhada pelo Whatsapp - Dica App do Dia
Querendo dar um ar de “credibilidade”, a pessoa imprimiu a mensagem e tirou foto para repassar o boato.

É, basicamente um texto com alerta de cuidados com Coronavírus, listando algumas recomendações e em seguida vem com uma “receita” para tomar o chá de erva doce 12 em 12 horas proposto, segundo texto, por um certo “infectologista”.

Este boato existe desde 2009, quando surgiu o vírus H1N1 e agora, por conta do Coronavírus, a “fake news” volta à tona para tentar enganar a população.

E segundo o famoso infectologista, Dr. Drauzio Varella, ele recomenda o Tamiflu somente para tratamentos de H1N1 em casos graves.

Tamiflu só é indicado para tratar H1N1 em casos graves, como os que envolvem doentes crônicos, gestantes, idosos e crianças menores de dois anos. “, diz Varella.

Em resumo, o chá de erva doce não tem nada de antigripal, não possui o componente do Tamiflu – fosfato de oseltamivir – o chá é apenas … gostoso para se tomar.

Confira outras Fake News registradas pelo Ministério da Saúde clicando aqui.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias

Deixe uma resposta