Continuando a série “Como Ganhar Dinheiro” hoje vamos falar de uma ferramenta muito interessante, o WordPress. – Confira outras dicas da série clicando aqui.
Converso com muitas pessoas e todas com idéias incríveis, mas, não sabem onde colocar estes projetos em prática.
Site de games, filmes, séries, culinária, moda, viagens, política, esportes, trabalhos ou mesmo site de venda online, qualquer assunto.
Claro que você pode ir para Youtube, Instagram, Facebook, mas você ter o seu próprio site é muito importante, para a pessoa que acessa seu conteúdo, tratar de forma mais confiável e profissional.
E você não precisa ser um desenvolvedor em sites, um WebDesigner, ou qualquer coisa que exija formação especializada na área.
Com o tempo que for adquirindo experiência, as informações vão chegando até você ou mesmo você saberá como pesquisar de acordo com a sua atual necessidade.
E ter um site pode, com certeza, ser muito rentável, e focando no assunto de nosso título quero aqui ajudar você leitor com:
11 dicas para criar o seu site em WordPress
Se você está pensando em criar um site em WordPress, mas ainda está em dúvida sobre como usar a plataforma, este post é exatamente para você.
Essa poderosa ferramenta oferece recursos indispensáveis e fáceis de serem utilizados por desenvolvedores iniciantes ou mesmo aqueles mais experientes.
Sendo assim, nós elaboramos 11 dicas essenciais para você criar o seu site WordPress e começar o seu projeto com mais chances de obter êxito. Acompanhe!
1 – Comece com um planejamento simples
Planejar é preciso, por isso, antes de começar o seu site, pense na sua estrutura básica e como essa estrutura será organizada.
Pense nas páginas que serão criadas e que refletem o seu negócio de forma objetiva e coerente.
Pense nas imagens que serão usadas, no texto que será criado e outros elementos que irão compor o site.
Se precisar, até mesmo crie um rascunho do seu site para ilustrar melhor a ideia de onde cada botão ou menu será posicionado.
Pense nos acertos e erros, faça uma “tempestade de ideias” – Brainstorm – pontue o que pode dar certo e o que pode dar errado e não tenha medo de errar.
Isso pode agilizar muito a produção do seu site em WordPress.
2 – Pense na usabilidade
Pensar na usabilidade nada mais é do que tornar o seu site mais agradável e funcional em relação à navegação e uso dos seus recursos.
Por isso, analise bem se os links estão sendo direcionados para as páginas certas ou se existe muita dificuldade em executar alguma ação.
De forma geral, pensar na usabilidade é pensar na lógica e nas facilidades que você irá fornecer aos usuários quando eles acessarem o seu site.
Não vá na onda do momento, assuntos que dão views nem sempre são os que vão agregar mais valores, portanto foque no assunto que você dominar, que tiver maior conhecimento e com certeza o retorno virá.
3 – Contrate uma hospedagem WordPress
Aqui, é uma parte muito importante, hospedagem de site, onde que você vai deixar seu conteúdo online 24hs.
O conceito de hospedagem é justamente como um hotel, existem hotéis ótimos, bons, ruins e péssimos.
Claro que quanto melhor o hotel, quanto mais opções você ter disponível, maior fica o valor.
E você buscar o mais barato, pode ser que no começo dê certo, mas com o tempo as dores de cabeça virão (e de experiência digo, muitas dores de cabeça).
O WordPress é uma ferramenta tão famosa que algumas empresas de web hosting, ou seja, empresas especializadas em hospedagem de site, até disponibilizam a hospedagem WordPress que é um serviço específico para projetos desenvolvidos nessa plataforma.
Esse tipo de hospedagem otimiza alguns recursos da plataforma, o que deixa o seu site em WordPress ainda mais rápido e mais estável.
Uma coisa é certa, não adianta desviar do assunto, você tem que pensar em:
- Segurança;
- Armazenamento de informações;
- Servidor, local onde seu site fica hospedado, que vá aguentar uma quantidade razoável de acessos simultâneos;
- Facilidade e opções para você usar esta hospedagem;
- E principalmente o suporte que você precisar 24hs por dia 7 na semana, com equipe treinada, com atendimento de primeira;
- Que possua serviço de e-mail;
- Certificado SSL (que já vamos falar daqui a pouco);
- Que te ajuda a ter seu próprio domínio, com o seu nome, sua marca;
E aliar tudo isso com preço acessível, olha não é fácil. Hoje em dia tem muitas empresas oferecendo este tipo de serviço, você encontra excelentes opções mas com preços muito altos.
Você acha até de graça, mas com certeza não vai atender o mínimo do que você precisa, o barato aqui poderá sair caro.
Quando o Dica App do Dia nasceu, a empresa que tínhamos contratado foi como início de namoro, tudo ia muito bem, mas com o passar do tempo as coisas foram piorando muito, e se você não tiver harmonia com a empresa contratada, com certeza haverá a separação.
Este site que você consegue acessar a qualquer hora do dia ou noite está hospedado na Hostinger.
A Hostinger é uma das empresas que oferecem a hospedagem WordPress com valores acessíveis e com configurações personalizadas para a plataforma.
Esta parceria que firmamos com a Hostinger está sendo incrível, desde a negociação, passando pelo suporte até os dias de hoje, é muito tranquilo trabalhar com eles.
Para ter uma ideia, nosso portal tem Centenas de Milhares de acessos mês, graças a você, que confia em nosso trabalho.
E para você sempre poder acessar nosso conteúdo, se informar, querer acessar a qualquer momento, precisamos de uma hospedagem que possa atender a sua necessidade.
A Hostinger é uma multinacional, premiada em vários segmentos. – A lista que fizemos acima sobre o que pensar antes de ter um site, você encontrará com eles.
Se você já tem um site e não está contente com a hospedagem? A Equipe da Hostinger pode ajudar no processo de migração.
Ah, mas este tipo de hospedagem deve ser muito caro.
Com outras empresas sim, mas com a Hostinger você consegue pagar por mês um valor muito barato, pode conferir, clique aqui e veja os valores com seus próprios olhos.
E olha, compromisso Dica App do Dia, fechou com a Hostinger por aqui? Além de você ficar tranquilo(a) com os serviços prestados por eles, você entra em contato através de nosso e-mail contato@dicaappdodia.com dizendo:
Fechamos com a Hostinger através do Dica App do Dia, e este é o link do meu site.
Nós faremos UMA divulgação de seu site em nossas redes sociais. Combinado??
Clique aqui, fecha com a Hostinger, monta seu site, leia este post completo – pois você vai precisar começar com estas dicas-, coloca no ar e entra em contato com a gente.
4 – Escolha os plugins certos
Uma das grandes facilidades do WordPress é que ele possibilita o uso de plugins que acrescentam funcionalidades extras ao seu site.
No entanto, como a plataforma é open source, há uma infinidade de plugins disponíveis, porém, é importante fazer a escolha certa desses recursos.
Há plugins que melhoraram a velocidade do site, assim como há outros que aumentam a segurança e também auxiliam na otimização das ações de SEO do seu site em WordPress.
Por exemplo, se o seu site será comércio eletrônico, clica no banner abaixo e você terá toda informação pra adaptar seu site:
Outro exemplo, O Yoast é um plug in que vai facilitar sua vida muito quando o assunto é SEO.
Você vai usá-lo para saber se seus posts estão enquadrados nos critérios básicos de SEO. Você pode encontrá-lo na área de plugins do WordPress.
5 – Faça uma boa pesquisa sobre os templates
Assim como os plugins, o WordPress também disponibiliza uma infinidade de templates para dar uma cara única e melhorar o visual do seu site.
Porém, ainda que existam inúmeros temas WordPress, é preciso pesquisar bem os temas que mais se aproximam do objetivo do seu negócio ou ideia.
Além disso, é importante analisar também a questão do suporte e das possibilidades de personalização dos templates.
Às vezes, uma única funcionalidade pode fazer a diferença no seu projeto. Você poderá encontrar tanto temas gratuitos como pagos.
6 – Instale um certificado SSL no seu site em WordPress
Quando você acessa um site, principalmente pelo Chrome da Google, haverá momento que vai aparecer uma mensagem dizendo que este site não é seguro.
Embora muitos desenvolvedores não deem importância a esse fator, ter um certificado SSL é mais um diferencial para o seu site em WordPress.
Você pode reconhecer um site que possui SSL notando se há um cadeado verde na barra do seu browser. (ou olhando um httpS, antes do nome do site)
Esse recurso confere mais segurança ao seu projeto e também favorece no rankeamento nos mecanismos de buscas, pois a segurança conta como um fator para o Google e outros buscadores.
O certificado SSL funciona com uma barreira que impede o roubo de dados e pode ser obtida facilmente com o seu provedor de hospedagem.
7 – Comprima as imagens usadas
As imagens são elementos importantes em qualquer projeto web, no entanto, elas podem ser um peso a mais quando não são tratadas adequadamente.
Por outro lado, esse “peso” pode ser diminuído facilmente com a compressão dos arquivos.
Isso vai fazer com que o seu site em WordPress fique mais rápido e leve, sem ocupar ou consumir espaços desnecessário no seu plano de hospedagem de site.
Existem plugins como Smush, que te ajuda nesta tarefa.
8 – Corrija possíveis links quebrados em seu site
Os links quebrados são péssimos para o SEO, pois eles aumentam a taxa de rejeição dos usuários e “espantam” os robôs dos buscadores que fazem as pesquisas no seu site.
O WordPress possui alguns plugins que vasculham por links quebrados em um site e também fazem o redirecionamento para páginas existentes.
Por isso, assim que verificar ou descobrir que existem links quebrados ou com erros em seu site, corrija-os o quanto antes.
9 – Não se esqueça da segurança do seu site em WordPress
Por ser muito conhecido no mundo todo, esse CMS também é muito visado por hackers e pessoas mal intencionadas.
Por isso, não economize recursos para proteger o seu site em WordPress, evitar ataques ou deixar brechas de segurança que são conhecidas nas versões antigas da plataforma.
O Jetpack, é um pacote de segurança do WordPress que ajudará a manter seu site livre de spams, invasões, além de controlar a quantidade de acessos no site, clique no banner abaixo e confira.
Lembre-se sempre de manter a versão atualizada e criar barreiras que dificultem essas ações. Crie senhas fortes e instale plugins que reforcem a proteção do seu site.
10 – Produza conteúdo com frequência
A penúltima dica e não menos importante é a criação constante de conteúdo que deve ser prioridade em qualquer projeto web. Afinal, um site sem conteúdo não serve para muita coisa, não é?
Sendo assim, crie o hábito de sempre criar conteúdo relevante para a sua audiência e assim ganhar notoriedade e autoridade no seu segmento de atuação.
Para facilitar esse processo, crie um calendário de publicações e tente segui-lo a risca. Com o tempo você verá que produção de conteúdo irá gerar bons frutos para o seu negócio.
E se quiser, você pode criar conteúdos direto de seu smartphone ou tablet com o app do WordPress, clicando aqui você terá todas as informações sobre o app.
11 – Coloque seu conteúdo nas redes sociais.
Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest, Youtube, entre outros, com certeza são meios para você garantir a divulgação de seu site, crie contas próprias para seu site e divulgue todo seu conteúdo.
Conclusão
Criar um site em WordPress é muito fácil nos dias de hoje, ainda mais quando se investe bem no seu planejamento como nas dicas que citamos anteriormente.
O uso dos plugins facilitam muitas tarefas e conferem mais personalização ao seu projeto web sem precisar se preocupar com recursos ou códigos complicados.
Por fim, seja qual for a sua ideia ou negócio, saiba que o WordPress é uma ferramenta poderosa que pode te entregar excelentes resultados com um projeto web funcional e atualizado com as melhores práticas do mundo web.
Você criando sites atrativos, com conteúdo, relevância e que estejam nas redes sociais, as empresas entrarão em contato com você, para divulgar as suas marcas e produtos em seu site e obter o tão sonhado retorno.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.
Produzir bons conteúdos com frequências é fácil, mas produzir conteúdos de qualidade com frequencia não é algo fácil, por exemplo eu estou já uns três dias criando um artigo.
Porem quero que seja melhor artigo, quero que minha informação seja realmente uma das mais úteis para o usuário, olha que sou bom para criar artigos.
Mas um bom artigo envolve muita pesquisa e essas pesquisas leva tempo.
Com certeza isso envolve tempo, estudo, pesquisa e muita dedicação.