Propaganda

Sam Altman foi demitido do cargo de CEO da OpenAI, anunciou a empresa na sexta-feira .

“A saída do Sr. Altman seguiu um processo de revisão deliberativa por parte do conselho, que concluiu que ele não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o conselho, prejudicando a sua capacidade de exercer as suas responsabilidades. O conselho não confia mais em sua capacidade de continuar liderando a OpenAI.”, afirmou a empresa no seu blog. 

A diretora de tecnologia Mira Murati será a CEO interina, com efeito imediato. A empresa realizará uma busca por um sucessor permanente do CEO. 

Quando o departamento de comunicações da OpenAI foi contatado, se recusaram a comentar além da postagem do blog. Os funcionários da OpenAI souberam da notícia quando ela foi anunciada publicamente, de acordo com diversas fontes.

“Adorei meu tempo na OpenAI”, disse Altman em uma postagem no X (antigo Twitter). “Foi transformador para mim pessoalmente e, espero, para o mundo um pouco. Acima de tudo, adorei trabalhar com pessoas tão talentosas. Terei mais a dizer sobre o que vem a seguir mais tarde.” 

Ainda segundo o o site Semafor, Altman está em processo de criação de um fundo de capital de risco para focar em “hard tech”, embora não esteja claro se esse é o motivo de sua saída.

O anúncio da OpenAI também disse que o cofundador e presidente Greg Brockman deixará o cargo de presidente do conselho, mas permanecerá na empresa. 

Horas depois de publicado, Brockman postou no X que havia desistido “com base nas notícias de hoje”.

Esta é uma reviravolta extremamente repentina. 

Altman tem sido o rosto da OpenAI, que deu início à atual corrida armamentista de IA com o lançamento extremamente popular do ChatGPT no ano passado. 

Na semana passada, Altman liderou a palestra na primeira conferência DevDay da empresa, onde anunciou um conjunto de novas atualizações importantes para competir com outras grandes empresas de tecnologia como Microsoft e Google. 

Mais recentemente, Altman falou na conferência de Cooperação Económica Ásia-Pacífico de quinta-feira .

A Microsoft, que investiu bilhões em OpenAI , diz ao site The Verge que continuará a fazer parceria com a empresa. 

“Temos uma parceria de longo prazo com a OpenAI e a Microsoft continua comprometida com Mira e sua equipe enquanto trazemos esta próxima era de IA aos nossos clientes”, de acordo com um comunicado enviado pelo porta-voz da Microsoft, Frank Shaw. 

O CEO da Microsoft , Satya Nadella, fez uma declaração semelhante sobre o X.

Altman teria conversado com Jony Ive, ex-diretor de design da Apple, sobre fazer o “iPhone da inteligência artificial”, embora Altman tenha minimizado esses rumores em uma recente conferência do Wall Street Journal. Ele também é o maior acionista da Humane , que acaba de lançar pedidos para seu Humane AI Pin.

Altman é cofundador da OpenAI e inicialmente atuou como copresidente da empresa ao lado de Elon Musk. Musk saiu em 2018 para evitar um conflito de interesses com a Tesla. Desde então, ele fundou sua própria empresa de IA, a xAI .

Ao contrário dos conselhos tradicionais de empresas privadas, o conselho da OpenAI consiste principalmente de pessoas de fora. Após as saídas de Altman e Brockman, os membros restantes do conselho da empresa são o cientista-chefe da empresa, Ilya Sutskever, o CEO da Quora, Adam D’Angelo, Tasha McCauley, ex-CEO da GeoSim Systems, e Helen Toner, diretora de estratégia do Centro de Segurança e Tecnologia emergente.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta