Início Smartphone 4 Dicas para Proteger os Dados do Celular em Caso de Roubo

4 Dicas para Proteger os Dados do Celular em Caso de Roubo

Ao ter seu celular roubado, é preciso realizar alguns procedimentos para impedir que o criminoso tenha acesso às suas informações. Descubra como se proteger!

Ao andar na rua, pegar transporte público e frequentar estabelecimentos com nossos aparelhos celulares, estamos sujeitos a roubos e furtos. Isso sem falar em possíveis perdas, caso o dispositivo seja esquecido em algum local ou simplesmente caia do nosso bolso.

Depois de todo o aborrecimento de ficar sem o seu smartphone, ainda é preciso realizar certos procedimentos para impedir que um desconhecido tenha acesso às suas informações, dados e contas.

Pensando nisso e a fim de evitar maiores dores de cabeça, nossa dica é sempre se prevenir contra possíveis ameaças. Quer saber como? Continue lendo este post com 4 dicas para proteger seu celular em caso de roubo.

1. Cadastre Senhas Fortes

Atualmente, a grande maioria dos dispositivos digitais, como smartphone, tablet e notebook possuem configurações de segurança.

Entre as funcionalidades oferecidas está o cadastro de senhas, onde o usuário deve criar uma combinação única e complexa para liberar o acesso ao aparelho.

Evite datas comemorativas, nomes de familiares e animais de estimação ou qualquer outra informação pessoal. Senhas fortes oferecem mais proteção a seus dados, uma vez que o criminoso não consegue desvendá-las.

Escolha números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas, e crie um código exclusivo. Se precisar, anote a senha em um papel e guarde-o em um local de sua casa ou cadastre uma mensagem enigmática que apenas você será capaz de responder.

Além disso, muitos aparelhos possuem a versão de desbloqueio por padrão, onde o usuário liga os pontos na tela em uma sequência específica.

2. Utilize o Desbloqueio por Impressão Digital

Com o avanço da tecnologia, os dispositivos passaram a vir com a capacidade de ler sua impressão digital. A função é indispensável para quem deseja proteger as informações armazenadas no aparelho.

Dessa forma, apenas as impressões cadastradas conseguem desbloquear a tela do seu celular e suas ferramentas. Dependendo do modelo de seu smartphone, você pode cadastrar mais de 1 digital, facilitando o uso com as duas mãos.

3. Mantenha o Recurso de Localização Ativo

Apesar de aumentar o consumo de energia da bateria, manter a localização do aparelho ativada consome energia da bateria é muito útil em caso de perda ou roubo.

Dessa forma, é possível rastrear o dispositivo independente de onde ele estiver. Para isso, acesse as configurações do celular, clique em “Google”, depois em “Segurança” e ative a função “Encontre Meu Dispositivo”.

4. Conte com a Proteção de um Antivírus

O antivírus para Android funciona como uma barreira contra as ameaças virtuais. A solução Mobile Security da Bitdefender possui um módulo específico para roubos e furtos, oferecendo funções como localização, bloqueio e a opção de apagar remotamente todo o conteúdo do dispositivo.

Além disso, o programa protege suas informações durante a navegação, mantém a privacidade do usuário e verifica, em tempo real, se sua conta de e-mail foi invadida. Isso tudo, gerando um impacto mínimo na bateria e no desempenho do aparelho.

Então, para evitar que seus dados sejam roubados, instale um software de confiança em seu smartphone e aproveite todos os recursos da ferramenta.

Gostou de saber como proteger seu celular em caso de roubo? Compartilhe o post com seus amigos!

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do site Dica App do Dia.

Imagens: Unsplash (Selwyn van Haaren; Lukenn Sabellano).

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile