O banco britânico Natwest está testando a usabilidade de novo cartão de pagamento NFC com um scanner de biometria embutido.
O teste, que incluirá 200 clientes quando começar em meados de abril, permitirá que seus participantes façam pagamentos NFC (chamados de “sem contato” no Reino Unido) sem precisar inserir um PIN ou oferecer uma assinatura.
O limite padrão de 30 libras para pagamentos sem contato não se aplicará quando a impressão digital for usada.
Atualmente, qualquer pessoa pode fazer um pagamento sem contato no Reino Unido tocando no terminal para fazer um pagamento.
Como resultado dessa falta de segurança, um limite de £ 30 é aplicado a tais pagamentos.
Os varejistas exigem que você coloque seu cartão no leitor de cartão e insira um PIN para compras mais caras.
Embora os pagamentos móveis exijam autenticação, os clientes geralmente acham que estão sujeitos ao mesmo limite de £ 30 .
Os dados das impressões digitais são armazenados localmente no cartão, o que significa que não há informações de segurança para um hacker conseguir roubar do banco de dados central de um banco.
Mas, este recurso é seguro?
“Veja bem” – Não é infalível – sempre existirá o risco de um ladrão suficientemente determinado roubar e imitar sua impressão digital.
Mas, é muito mais seguro do que um PIN que alguém poderia aprender simplesmente olhando digitar.
A biometria tornou-se um componente padrão dos pagamentos móveis NFC, mas, apesar dos testes com cartões de crédito terem sido conduzidos desde 2015, não é possível encontrar em qualquer comércio.
A Gemalto, a empresa por trás da tecnologia de biometria do cartão, realizou um teste na África do Sul em 2017 e um piloto com o banco italiano Intesa Sanpaolo no ano passado.
No entanto, os cartões normalmente exigem que os usuários acessem um banco em vez de fazê-lo em casa (como podem fazer com serviços de pagamento móvel como o Apple Pay ou o Google Pay).
Com este método de pagamento a empresa promete que o cliente não precisará digitar pin ou senha, simplesmente a transação será confirmada por biometria
Os participantes deste teste devem visitar uma agência do seu banco.
Um vídeo produzido pela Gemalto diz que espera que futuras versões do sistema permitam que os clientes usem seu próprio telefone para registrar sua impressão digital.
Este inconveniente e a necessidade de levar um cartão separado levanta a questão de porquê cartões biométricos são necessários quando a funcionalidade de pagamento móvel é incluída em tantos smartphones modernos com leitores de impressões digitais e scanners de rosto.
Mas como os cartões bancários são fornecidos gratuitamente com uma conta bancária qualificada, esse esquema têm o potencial de ser disponibilizado para pessoas que não podem pagar por um smartphone moderno.
Siga o Dica App do Dia nas redes sociais – os links estão abaixo – e também no agregador de notícias Flipboard.