Pelo visto a batalha entre Apple e Epic Games está longe de acabar, a briga gira em torno do sistema de pagamento no app da Apple e os 30% que a empresa recolhe de cada transação realizada dentro do Fortnite.
A Apple deu um ultimato, caso o impasse não se resolva, a empresa revogara todos os acessos de desenvolvedor da Epic Games dentro da plataforma iOS.
A Apple fechará a conta do desenvolvedor da Epic em 28 de agosto
A Epic Games, veio a público para revelar o que está acontecendo. Um Tweet divulgado hoje pelo desenvolvedor do jogo revelou que a Apple removeu o Fortnite da App Store e encerrará suas contas de desenvolvedor na sexta-feira, 28 de agosto.
A Epic não terá acesso às ferramentas de desenvolvedor iOS ou Mac a partir dessa data. A Epic entrou com um processo hoje buscando uma Ordem de Restrição Temporária contra a Apple;
O processo solicita que este último seja impedido “de remover, retirar da lista, recusar-se a listar ou de outra forma não disponibilizar o aplicativo Fortnite, incluindo qualquer atualização do mesmo, da App Store com base no fato de que Fortnite oferece processamento de pagamento no aplicativo por outros do que a compra no aplicativo da Apple … “
A Declaração Preliminar da Epic incluída em seu processo judicial explica tudo do ponto de vista da Epic.
Ele diz: “A Apple usou por anos seu monopólio completo sobre a distribuição de aplicativos para bilhões de usuários de iOS, o sistema operacional da Apple em todos os iPhones e iPads, para coagir os desenvolvedores de aplicativos a usar a plataforma de pagamento da Apple, In-App Purchase ( IAP) para todas as compras no aplicativo de conteúdo digital usado em seus aplicativos. Ao vincular o IAP à distribuição do aplicativo, a Apple elimina toda a concorrência no mercado de processamento de pagamento no aplicativo, permitindo-lhe impor um “imposto de aplicativo” exorbitante de 30% sobre todas as compras no aplicativo de conteúdo no aplicativo. “
Segundo o site PhoneArena, a Apple disse que está disposta a trabalhar com a Epic, mas o desenvolvedor observa que “as ações da Apple irão danificar irreparavelmente a reputação da Epic entre os usuários do Fortnite e ser catastrófico para o futuro do negócio com a Unreal Engine.”
A ótica simplesmente não parece boa para a Apple, especialmente porque a App Store e o corte de 30% da gigante da tecnologia estão sob o “microscópio regulatório” nos Estados Unidos e na Europa.
A Epic acredita que “provavelmente terá sucesso com os méritos de suas reivindicações”, mas está pedindo a ordem de restrição de qualquer maneira.
Isso porque teme ser irreparavelmente prejudicado antes de o tribunal chegar a uma decisão final. Deve-se destacar também que a Epic não está pedindo indenizações monetárias, nem tampouco uma decisão que a favoreça acima de outras empresas.
O que a Epic está pedindo é “uma medida cautelar para permitir uma concorrência justa nesses dois mercados-chave que afetam diretamente centenas de milhões de consumidores e dezenas de milhares, senão mais, de desenvolvedores de aplicativos de terceiros“.
E você o que acha disso tudo? Quem está com a razão, Epic Games ou Apple, deixa aqui nos comentários ou em nossas redes sociais.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.