Propaganda

Apollo 13, a missão da NASA que falhou espetacularmente em alcançar a lua, mas conseguiu salvar a vida de três astronautas, lançada exatamente há 50 anos.

E agora o site Apollo 13 da NASA, em tempo real, permite aliviar os eventos angustiantes no mesmo ritmo em que ocorreram na época.

O replay do lançamento começou às 12:13, sincronizado com o evento original em 11 de abril de 1970. Você também pode iniciar o evento facilmente a qualquer momento, selecionando um momento específico na missão ou iniciando a recriação no que foi 1 minuto antes do lançamento real.

A opção de momento específico permite que você pule para o famoso drama também – a versão real, não a versão de Hollywood do filme Apollo 13 de 1995, estrelado por Tom Hanks como Jim Lovell, comandante da missão.

Se você estiver assistindo em tempo real, como as pessoas assistiram em 1970, terá que esperar 56 horas após o lançamento do desastre, uma explosão de tanque de oxigênio que encerrou o plano da missão de alcançar a lua e ameaçou a vida dos astronautas. Se você é menos paciente, pode encontrá-lo facilmente verificando a lista de eventos “marcos da missão“.

O site Apollo 13 em tempo real oferece um fluxo de vídeo da missão acompanhado por conversas em áudio ao vivo do Mission Control, astronautas Lovell, Jack Swigert e Fred Haise e outros envolvidos na terceira tentativa da NASA de enviar pessoas para a lua. 

Juntamente com o vídeo e o áudio do local de lançamento, naves espaciais, controle de missão e conferências de imprensa, o site também inclui transcrições e fotos.

A Apollo 13 ocorreu menos de um ano após a missão Apollo 11 ter conseguido pousar humanos na Lua pela primeira vez.

O site da NASA oferece o relato real do esforço da Apollo 13, mas você também reconhecerá cenas do filme.

Se você definir o relógio do tempo decorrido no site para 55:44:15, poderá ouvir Lovell fazendo um tour pela sonda pela TV: “Este pequeno gravador foi um grande benefício para nós ao passar parte do tempo em trânsito até a Lua. É bastante estranho vê-lo flutuando assim na Odyssey enquanto toca o tema de 2001. E é claro que as fitas não estariam completas sem a Aquarius.

Onze minutos depois, a explosão ocorre. Às 55:55:35, Lovell diz aos controladores da NASA: “Houston, we’ve had a problem“. Trad. “Houston, tivemos um problema”.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

via cnet

Deixe uma resposta