A ferrugem, um óxido de ferro, requer que o oxigênio e a água ocorram naturalmente, então você pensaria que a lua – um corpo celestial que é quase totalmente seco e totalmente ausente de oxigênio – não teria nenhuma ferrugem.
Mas acontece que sim. E os cientistas estão tentando descobrir o porquê.
Um novo estudo publicado na Science Advances pegou dados do orbitador Chandrayaan-1 da Organização de Pesquisa Espacial da Índia e descobriu que a rocha nos pólos lunares tinha uma composição diferente em comparação com outras áreas da lua.
Após uma inspeção mais detalhada, Shuai Li, o autor principal do estudo, descobriu hematita, um óxido de ferro comum – ferrugem, essencialmente.
Ele procurou cientistas e o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA para confirmar a descoberta.
“No início, não acreditei totalmente. Não deveria existir com base nas condições presentes na lua“, disse a cientista do JPL, Abigail Fraeman , uma das cientistas que Li contatou. “Mas desde que descobrimos água na lua, as pessoas têm especulado que poderia haver uma variedade maior de minerais do que imaginamos se a água tivesse reagido com as rochas.“
Então, por quê a ferrugem existe atualmente na lua? Há uma série de fatores, mas a culpa é em parte da Terra.
Para começar, existe água na lua em pequenas quantidades.
Água gelada existe nas crateras lunares, mas essa água existe no outro lado da lua, longe de onde ocorreu a ferrugem.
A teoria atual é que as partículas de poeira que freqüentemente atingem a lua estão ajudando a liberar moléculas de água, misturando essas moléculas de água com o ferro na superfície.
Depois, há a parte do oxigênio. É aí que entra a Terra.
Graças ao fato de existir tão perto da Terra, a lua hospeda vestígios de oxigênio, viajando da atmosfera superior da Terra até a lua.
Li descobriu que o lado da lua voltado para a Terra tem mais ferrugem do que as áreas que não estão voltadas para a Terra.
Ele acredita que esse processo ocorre na lua há bilhões de anos.
Lua, por favor, aceite nossas mais sinceras desculpas pela ferrugem.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.