Propaganda

Google Doodle Canadá de hoje comemora o aniversário do ativista canadense, organizador comunitário, poeta, autor, editor, fotógrafo, produtor de rádio e historiador Jim Wong-Chu, que dedicou sua vida a amplificar as narrativas da comunidade asiático-canadense.

Nascido em Hong Kong neste dia em 1949, Wong-Chu mudou-se para o Canadá quando tinha 4 anos e, como um jovem adulto, estabeleceu-se em Vancouver, British Columbia.

Durante os anos 70, ele trabalhou como voluntário na comunidade e se interessou pelo uso da literatura para explorar sua identidade como canadense de herança asiática.

Em 1986, enquanto estudava redação criativa na University of British Columbia, ele compilou seu trabalho na coleção “Chinatown Ghosts”, um dos primeiros livros de poesia já publicados por um autor chinês canadense.

Mas Wong-Chu não queria apenas contar sua história, ele queria contar histórias de todos os talentos desconhecidos em sua comunidade.

Em 1989, ele começou a vasculhar todas as revistas literárias da biblioteca da UBC para identificar peças escritas por escritores asiáticos canadenses.

Com o co-editor Bennett Lee, ele aperfeiçoou criteriosamente esta coleção em sua primeira de inúmeras antologias, “Many Mouthed Birds” (1991), no surgimento do gênero da literatura asiático-canadense.

Para promover o gênero, Wong-Chu co-fundou o Workshop do escritor asiático canadense em 1996, que – junto com sua revista literária Ricepaper (agora uma publicação digital) – continuou a elevar as vozes do movimento de artes literárias canadenses asiáticas até hoje .

Feliz aniversário, Jim Wong-Chu!

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias

Via Google

Deixe uma resposta