O Google Doodle de hoje homenageia o Tanabata (七夕), também conhecido como Festival das Estrelas japonês que celebra o conto atemporal de dois amantes desafortunados chamados Orihime e Hikoboshi.
Como diz a lenda, o casal só pode se reunir na Via Láctea neste dia a cada ano.
Nesta história, Orihime é uma princesa celestial que tece belas roupas para seu formidável pai – O Rei do Céu.
Um dia ela conhece um vaqueiro chamado Hikoboshi e eles se apaixonam. Como Orihime passa mais tempo com seu namorado, ela para de tecer para seu pai.
Isso perturba o Sky King, que vê o relacionamento como uma distração. Ignorando os desejos de sua filha, ele bane Hikoboshi para o outro lado da galáxia.
Uma vez por ano, durante o Tanabata, um bando de pegas voa pelo universo.
Os pássaros iridescentes formam uma ponte para Hikoboshi e Orihime se cruzarem e se encontrarem. Mas as más condições climáticas podem impedir que as pegas cheguem ao fim da galáxia.
É por isso que as pessoas em todo o Japão desejam céu limpo a cada Tanabata, para que os amantes malfadados não tenham que esperar mais um ano para se encontrar. É costume as pessoas escreverem seus desejos em uma tira de papel colorida (tanzaku).
Conforme retratado na obra de arte de hoje, as pessoas celebram o Tanabata apreciando as belas guirlandas em cascata que pendem por todo o Japão.
Feliz Tanabata a todos que comemoram! Que seus desejos mais profundos se tornem realidade este ano.
Se Inscreva em nossa NewsLetter
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.