Um objeto voador não identificado foi detectado pela primeira vez na manhã de quinta-feira 18/06, quando residentes na cidade de Sendai, no norte do Japão foram às redes sociais para postar fotos e debater o que estavam vendo.
“Essa coisa branca não está se mexendo. O que é isso? Alguém pode me dizer?” escreveu um usuário, com outros usando a hashtag “objeto voador não identificado” em japonês.
As autoridades disseram que ficaram perplexas com o objeto, que imagens em close feitas por moradores locais e pela mídia sugerem que ele é composto por um objeto parecido com um balão preso a paus cruzados com hélices.
Embora um balão meteorológico pareça a explicação óbvia (eles estão amplamente disponíveis para compra), um porta-voz do departamento de Sendai da Agência Meteorológica do Japão disse à AFP que “não é nosso”.
Vale lembrar que o Ministério da Defesa do Japão elabora protocolos de OVNIs, depois de imagens exibidas pelos EUA.
A polícia local teria enviado um helicóptero para confirmar a presença do objeto, mas também não conseguiram identidade – mesmo depois de consultar outras autoridades e organizações.
O departamento de aeronáutica da Universidade Kyushu negou publicamente que o dispositivo pertencia a eles, após especulações públicas.
Em seu briefing diário à imprensa mais tarde naquele dia, o secretário-chefe do Gabinete do Japão, Yoshihide Suga, também negou qualquer conhecimento da origem do balão, segundo a AFP.
Shinichiro Higashino, professor associado do departamento, disse à Fuji TV que uma imagem em close sugeria que o objeto estava equipado com painéis solares.
“É possível que ele possa realizar observações científicas ou monitorar alguma coisa“, disse ele.
O mistério pode permanecer sem solução – o objeto agora teria flutuado para o Pacífico, onde as autoridades o perderam de vista.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.