A gigante do streaming está planejando personalizar algumas de suas outras playlists com base em seus gostos.
Em outras palavras, você não terá exatamente a mesma lista de reprodução que um amigo.
A empresa estava apostando que isso aumentaria as chances das músicas atingirem os “ouvintes certos”, sem falar em incentivar sessões de audição mais longas.
Para esse fim, o Spotify agora oferece links exclusivos de listas de reprodução para garantir que as pessoas possam ouvir as versões de uma lista de reprodução com uma música específica incluída.
Os artistas não devem se preocupar com o fato da lista de reprodução que compartilham não incluir sua própria música.
A empresa forneceu alguns dados para respaldar suas reivindicações. O toque personalizado aumentou o número de artistas com playlists em 30%, e o número de músicas descobertas em 35%, de acordo com o Spotify.
Ele também viu repetidas audiências para as músicas chegarem a 80%, e um aumento de 66% no número de vezes que as pessoas salvaram as faixas.
Este movimento ostensivo ajuda artistas e ouvintes, mas existem algumas preocupações .
O Spotify não forneceu uma lista completa de playlists afetadas, portanto, não é certo quando você estará vendo uma lista de músicas individualizada.
E enquanto isso pode aumentar a descoberta para alguns músicos, há também o risco de criar bolhas onde alguns ouvintes são menos propensos a ouvir música fora de suas zonas de conforto.
E, claro, isso torna mais difícil compartilhar seu entusiasmo por uma lista de reprodução quando você não pode garantir que alguém ouça as mesmas músicas sem compartilhar um link.
Pode levar algum tempo até que as ramificações das alterações do Spotify se tornem claras.
O Spotify está disponível gratuitamente para download:
[mc4wp_form id=”5029″]