Toda praticidade que o celular traz pode rapidamente se tornar um pesadelo se o dispositivo cair em mãos erradas.
Esse é um dos alertas feitos pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) no fascículo Furto de Celular, lançado nesta terça-feira (20).
O material, que faz parte da Cartilha de Segurança para Internet, reúne dicas de segurança essenciais não apenas sobre o que fazer se um furto ocorrer, mas também como se preparar de forma antecipada e reduzir danos.
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2021, conduzida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, 85% dos usuários de Internet no Brasil acessaram a rede por meio do telefone celular, o que corresponde a mais de 156 milhões de pessoas.
“O celular concentra muitas informações sensíveis, incluindo senhas e aplicativos sempre conectados. Os casos de furto de celular são crescentes, bem como de golpes e fraudes bancárias que ocorrem a partir deles. O fascículo foi elaborado para todos os usuários de Internet, é imprescindível que todos estejam bem orientados”, afirma Cristine Hoepers, gerente do CERT.br.
O fascículo detalha, por exemplo, configurações que são úteis para quando o furto ocorrer, mas que devem ser pensadas antecipadamente, entre elas: proteger o chip SIM com senha, ativar a localização para que o aparelho seja apagado remotamente e fazer backups.
Já no caso de furto do aparelho, é necessário notificar as instituições financeiras, contatar a operadora de celular para desativar o chip SIM e bloquear o IMEI do aparelho, fazer boletim de ocorrência e trocar senhas, entre outras medidas. Confira o fascículo na íntegra, clicando este link.
Como assistir aos Vídeos Cidadão na Rede
De forma complementar ao fascículo Furto de Celular, o Cidadão na Rede, projeto do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br), do NIC.br, que difunde e incentiva boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet, lançou os vídeos “O que é IMEI“ e “Apagando os dados do celular remotamente“. São vídeos curtos, de 15 segundos cada, com instruções e detalhamento adicional ao conteúdo do fascículo.
A partir dos vídeos e descrição de cada um deles, os usuários entendem, por exemplo, que o IMEI é uma espécie de documento de identidade para um dispositivo móvel, além da importância de anotá-lo ao adquirir um aparelho novo.
Também conhecem o passo a passo para, em diferentes sistemas operacionais, deletar remotamente todo o conteúdo do celular. Relacionados ainda com o assunto, o Cidadão na Rede já disponibiliza vídeos sobre furto de celular, uso de senhas fortes para evitar fraudes, como recuperar contas e dados após o furto, entre outros.
Acesse o site do projeto e conheça todos os vídeos neste link.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.
Se inscreva em nossa newsletter