Google Doodle de hoje, ilustrado pelo artista convidado do Cairo Maged El Sokkary, celebra o ator e diretor egípcio Nour El-Sherif, que conquistou o coração do público por quase 40 anos com centenas de apresentações em filmes, televisão e teatro.
Nour El-Sherif nasceu Mohamad Geber Abdallah no Cairo neste dia em 1946. Quando criança, ele amava futebol. No entanto, foi ofuscado por sua paixão pela atuação, que ele primeiro cultivou em pequenos papéis no teatro.
Não demorou muito para que o talento que ele exibiu no ensaio de “Romeu e Julieta” chamou a atenção do eminente diretor egípcio Hassan Imam, que o escalou para “Kasr El Shawk” (“O Palácio do Desejo, 1967”) O primeiro filme de El-Sharif.
Sua estréia nas telas preparou o cenário para uma carreira icônica. Críticos e colegas frequentemente notavam a dedicação cuidadosa de El-Sherif aos seus papéis, enquanto ele lia todo o roteiro de cada projeto, não apenas as falas de seu personagem.
Essa devoção transpareceu em suas performances, que lhe renderam o destaque do cinema egípcio por décadas.
Entre suas obras significativas estão seu papel principal no filme de 1982 “Hadduta Misriya” (“Uma História Egípcia”), bem como no filme de 1991 “Nagui Al-Ali”, no qual ele interpretou um cartunista palestino.
Mais do que um ator, El-Sherif também dirigiu teatro e cinema, fazendo sua estreia na direção cinematográfica com o filme de 2001 “Al-Asheqan” (“Os Amantes”).
El-Sherif era conhecido pela atenção aos detalhes que dedicava a seu ofício e sua devoção recebia prêmios de instituições de prestígio em todo o entretenimento árabe.
O Festival Internacional de Cinema de Alexandria, com o qual El-Sherif colaborou desde seu início, homenageou-o com o prêmio pelo conjunto de sua obra em 2014.
Feliz aniversário, Nour El-Sherif!
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.