A Microsoft começou a notificar alguns usuários do Outlook.com que um hacker conseguiu acessar contas por meses no começo deste ano.
A gigante do software descobriu que as credenciais de um agente de suporte foram comprometidas por seu serviço de webmail, permitindo acesso não autorizado a algumas contas entre 1º de janeiro e 28 de março de 2019.
A Microsoft afirma que os hackers podem ter visto endereços de e-mail, nomes de pastas e linhas de assunto e-mails, mas não o conteúdo de e-mails ou anexos.
Não está claro quantos usuários foram afetados pela violação ou quem estava envolvido na obtenção de acesso às contas de e-mail do Outlook.com.
“Nossos dados indicam que as informações relacionadas à conta (mas não o conteúdo de qualquer e-mail) poderiam ter sido visualizadas, mas a Microsoft não tem nenhuma indicação de por que essas informações foram visualizadas ou como elas foram usadas“, diz a Microsoft. usuários afetados.
Os hackers não conseguiram roubar detalhes de login ou outras informações pessoais, mas por precaução a Microsoft está recomendando que os usuários afetados redefinam suas senhas.
“A Microsoft lamenta qualquer inconveniente causado por este problema“, diz a notificação de segurança.
“Tenha certeza de que a Microsoft leva a proteção de dados muito a sério e envolveu suas equipes internas de segurança e privacidade na investigação e resolução do problema, bem como o fortalecimento adicional de sistemas e processos para evitar tal recorrência“.
Este incidente de segurança acontece semanas depois que um ex-pesquisador de segurança se declarou culpado de invadir servidores da Microsoft e da Nintendo.
Os servidores de desenvolvimento do Windows da Microsoft foram violados por várias semanas em janeiro de 2017, permitindo que hackers em toda a Europa acessassem versões de pré-lançamento do Windows.
A Microsoft confirmou a violação em um comunicado à The Verge, mas a empresa não está revelando exatamente quantas contas foram afetadas.
“Nós abordamos esse esquema, que afetou um subconjunto limitado de contas de consumidores, desabilitando as credenciais comprometidas e bloqueando o acesso dos criminosos“, disse um porta-voz da Microsoft.
Confira o artigo oficial da Microsoft sobre o assunto
Via The Verge
Siga o Dica App do Dia nas redes sociais – os links estão abaixo – e também no agregador de notícias Flipboard.