O Google Doodle de hoje nos Estados Unidos e em alguns outros países, ilustrado pelo artista convidado jamaicano Robyn Smith, celebra o 103º aniversário de Louise “Miss Lou” Bennett-Coverley.
A poeta, folclorista, ativista e artista jamaicano empoderou o país a se orgulhar de sua língua e cultura. Conhecida por muitos jamaicanos como “Miss Lou”, os comentários sociais e senso de humor de Bennett fizeram dela uma personalidade popular no país.
Bennett nasceu em 7 de setembro de 1919 em Kingston, Jamaica. Ela desenvolveu uma paixão pela literatura e folclore jamaicano na escola e começou a escrever poesia. Fascinado por sua língua nativa, Bennett escreveu no dialeto local. Sua primeira aparição pública foi a recitação de um poema em patois jamaicano em um concerto.
Logo, Bennett recebeu uma coluna semanal no The Gleaner, o jornal da ilha na época, embora originalmente rejeitassem os poemas de Bennett. A maioria dos jamaicanos fala patois, mas os críticos o denunciaram como uma língua inferior e imprópria. Sua coluna, que captou as experiências dos jamaicanos em sua própria língua, ganhou apoio em todo o país.
Em 1942, Bennett publicou seu primeiro livro de poesia, Versos em dialeto. Isso lhe rendeu uma bolsa de estudos do British Council para frequentar a Royal Academy of Dramatic Art em Londres.
Como a primeira aluna negra da escola, Bennett trabalhou para a British Broadcasting Commission (BBC), onde apresentou o programa de rádio Caribbean Carnival. Depois de concluir sua graduação, ela apresentou outros programas como West Indian Guest Night e atuou em companhias de teatro.
Retornando à Jamaica em 1956, Bennett trabalhou como Diretor de Teatro e depois Diretor da Comissão de Bem-Estar Social da Jamaica. Em nome da comissão, ela se deslocou pelo país para treinar instrutores de vilarejos e oficiais regionais com oficinas de teatro, improvisação e mímica.
Ela deu palestras sobre folclore jamaicano nos Estados Unidos e na Inglaterra. Bennett também apresentou programas de rádio como Laugh with Louise and Miss Lou’s Views, e Ring Ding, um amado programa de TV infantil de sábado de manhã exibido na Jamaica Broadcasting Commission (JBC).
Em 1998, o governo jamaicano nomeou Bennett como Embaixador Cultural do país. Ela também foi introduzida na Ordem do Mérito pela Rainha Elizabeth II. Bennett foi uma defensora da língua e da cultura de seu país, inspirando os jamaicanos a se orgulharem de ambas.
Feliz aniversário, senhorita Lu!
Se inscreva em nossa Newsletter
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.