A exatamente uma semana atrás, 12/06, na noite do dia dos namorados o iFood passou por instabilidades em sua plataforma e milhares de clientes não conseguiam finalizar seus pedidos.
Porém, uma nova falha ainda mais grave ocorreu no dia de hoje 19/06, segundo alguns relatos, dados de clientes, até de outros países estão sendo expostos nas contas de outros usuários. A falha na privacidade e segurança dos dados era a seguinte…
No momento que o cliente realizava o pedido, na área onde exibe seus próprios dados do cliente, era exibido dados de outros clientes de forma totalmente aleatória, dados como:
- Endereço
- telefone
- CPF
Nós do Dica App do Dia entramos em contato com área de comunicação do iFood e eles nos enviaram o seguinte posicionamento, segue na íntegra.
Posicionamento
Na manhã de sexta-feira, dia 19/06, a plataforma do iFood passou por um problema de atualização com duração de cerca de 30 minutos. A ocorrência foi rapidamente solucionada por sua equipe de tecnologia. A empresa afirma que não houve qualquer tipo de ciberataque à plataforma.
Durante esse breve período, o sistema exibiu dados pessoais dos usuários de maneira aleatória. A empresa reforça que, ainda assim, não foi possível que clientes fizessem pedidos por outras pessoas ou acessassem contas de terceiros.
A empresa esclarece que os meios de pagamento ficam gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, e não são armazenados nos bancos de dados da plataforma. Dessa forma, os dados referentes a esses cartões não sofreram qualquer vazamento.
Por precaução, a plataforma deslogou os usuários impactados, que ficaram impossibilitados de realizar pedidos neste período. A situação já está normalizada e os usuários impactados estão sendo comunicados do ocorrido.
O iFood está à disposição das autoridades para eventuais esclarecimentos adicionais e reforça seu compromisso com a segurança das informações de restaurantes e consumidores.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.