O Google enfrenta uma proposta de ação coletiva que acusa a gigante da tecnologia de invadir a privacidade das pessoas e rastrear o uso da Internet, mesmo quando os navegadores estão configurados no modo “privado“.
O processo, aberto terça-feira no Tribunal Distrital dos EUA no Distrito Norte da Califórnia, alega que o Google viola as leis de escutas telefônicas e de privacidade, continuando a “interceptar, rastrear e coletar comunicações“, mesmo quando as pessoas usam o modo de navegação anônima do Chrome e outros modos de navegador da web privados .
“O Google rastreia e coleta o histórico de navegação do consumidor e outros dados de atividades da web, independentemente das salvaguardas que os consumidores adotam para proteger a privacidade dos dados“, diz a denúncia.
O Google coleta clandestinamente dados por meio do Google Analytics, Google Ad Manager, plug-ins de sites e outros aplicativos, incluindo aplicativos móveis , de acordo com a denúncia.
O processo busca pelo menos US$ 5 bilhões do Google e sua controladora, Alphabet, segundo a Reuters .
A denúncia diz que a classe proposta pode incluir “milhões” de usuários do Google e está procurando por danos de pelo menos US$ 5.000 para cada indivíduo.
O Google disse que contesta as alegações e planeja se defender vigorosamente contra elas.
“O modo de navegação anônima no Chrome oferece a opção de navegar na Internet sem que sua atividade seja salva no seu navegador ou dispositivo“, disse o porta-voz do Google, Jose Castaneda . “Como declaramos claramente toda vez que você abre uma nova guia anônima, os sites podem coletar informações sobre sua atividade de navegação durante sua sessão“.
Os autores do caso estão sendo representados pelo escritório de advocacia Boies Schiller & Flexner.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.