Doodle de hoje (19/08) celebra o químico, professor e autor alemão Julius Lothar Meyer em seu 190º aniversário.
Meyer foi um dos dois cientistas a descobrir independentemente a lei periódica dos elementos químicos e foi o pioneiro nas primeiras tabelas periódicas.
Julius Lothar Meyer nasceu em uma família médica em Varel, Alemanha, neste dia em 1830. Inicialmente dedicado ao estudo da medicina, ele logo mudou seu foco para a química fisiológica. Ele obteve seu doutorado em 1858 e começou sua carreira como professor de ciências no ano seguinte.
Em 1864, Meyer publicou um livro didático seminal chamado “Die modernen Theorien der Chemie” (“Teoria Química Moderna”).
O tratado incluía um sistema rudimentar para a organização de 28 elementos com base no peso atômico, um precursor da tabela periódica moderna.
Meyer não estava sozinho na corrida em direção a esse marco científico, já que o químico russo Dmitri Mendeleev estava desenvolvendo de forma independente suas próprias idéias.
Meyer projetou uma tabela mais abrangente em 1868, mas antes que pudesse publicá-la, Mendeleev lançou seu próprio artigo que colocava todos os elementos conhecidos em uma tabela e consolidou seu lugar na história da ciência.
O artigo subsequente de Meyer de 1870 foi inovador por si só, pois sua demonstração gráfica da relação entre o volume atômico e o peso atômico forneceu fortes evidências para a lei periódica que descreve padrões cíclicos entre os elementos.
A agora famosa exibição de Meyer é retratada atrás dele na arte do Doodle de hoje.
Feliz aniversário, Julius Lothar Meyer, e obrigado por enfrentar os elementos em prol do conhecimento científico!
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias