O Google Doodle de hoje, 29/06 celebra o aniversário de Giacomo Leopardi, poeta, filósofo e estudioso italiano. O mundo o considera um dos maiores poetas italianos do século XIX.
Onde nasceu Giacomo Leopardi
Ele nasceu neste dia em 1798 na pequena cidade provincial de Recanati. Desde muito jovem, ele era um ávido leitor que adorava passar o tempo na biblioteca de seu pai.
Seus pais, o conde Monaldo e a marquesa Adelaide Antici, ainda tiveram outros filhos, dentre os quais alguns morreram já na infância ou na juventude, restando somente Giacomo, seus irmãos Carlo e Pierfrancesco e a irmã Paolina.
Apesar de pertencerem à nobreza, os Leopardi enfrentaram uma grande dificuldade financeira, contra a qual reagiu severamente Adelaide, optando por um estilo de vida austero que pudesse ao menos re-estabelecer a dignidade econômica da família.
Nem por isso, porém, Giacomo deixou de receber educação. Na infância, o autor de L’infinito (O Infinito) contava com uma instrução eclesiástica e sobretudo com a vasta biblioteca do pai, composta por cerca de vinte mil volumes, onde teve seus primeiros contatos com a literatura e a erudição.
Quem foi Giacomo Leopardi
Ele se tornou fluente em latim, grego antigo e hebraico durante esse período, o que lançou as bases para ele se tornar um filólogo – um estudioso que estuda a história e o desenvolvimento das línguas.
Ele passou a traduzir vários clássicos latinos e gregos.
Leopardi se apaixonou pelas ideias do Iluminismo, um movimento filosófico que promoveu a razão e a lógica sobre a superstição.
Ele era apaixonado por suas crenças e se tornou um dos pensadores mais radicais de seu tempo.
Aos 14 anos, ele escreveu Pompeo in Egitto (Pompeu no Egito), um manifesto criticando uma das figuras mais poderosas de Roma.
Nos anos seguintes, escreveu várias obras filológicas e poemas notáveis, como L’appressamento della morte (Aproximação da Morte), Inno a Nettuno (Hino a Netuno) e Le Rimembranze (Memórias).
Leopardi passou o resto de sua carreira criando poesia lírica, incluindo Canti (Canções) e Canzoniere (Songbook).
Sua escrita frequentemente explorou o patriotismo, o amor não correspondido e profundas reflexões sobre a existência humana – tornando-o um precursor do existencialismo.
Uma de suas últimas peças literárias foi Operette morali (Pequenas obras morais), uma coleção de ensaios filosóficos espirituosos escritos em estilo irônico.
Feliz aniversário de 225 anos, Giacomo Leopardi!
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.