O Google Doodle de hoje celebra o professor e intelectual surdo francês Ferdinand Berthier. Ele foi um dos primeiros defensores da cultura surda em uma época em que aqueles que tinham diferenças auditivas eram excluídos da sociedade.
Onde nasceu Ferdinand Berthier
Onde nasceu Ferdinand Berthier nasceu em Saône-et-Loire, França, neste dia de 1803.
Aos oito anos, uma criança surda, começou a frequentar o Instituto Nacional para Surdos em Paris.
Seus pais esperavam que ele aprendesse habilidades vocacionais e de alfabetização básicas para prepará-lo para um emprego como comerciante.
No entanto, Berthier prosperou na escola e inspirou-se em seus professores (como Laurent Clerc) para seguir carreira na educação. Após mais estudos, ele voltou a lecionar no Instituto Nacional para Surdos. Aos 27 anos, ele se tornou um dos professores mais experientes da escola.
Como Ferdinand Berthier ficou conhecido
Em 1834, Berthier organizou o primeiro banquete silencioso para franceses surdos. Nos anos seguintes, mulheres, jornalistas e funcionários do governo começaram a participar do evento anual. Berthier também solicitou com sucesso ao governo francês a criação de uma organização que representasse os interesses da comunidade surda. Nasceu a Société Centrale des Sourds-muets.
Primeiro grupo formalizado desse tipo, ajudou a organizar aulas de educação de adultos e esforços de ajuda mútua para pessoas com surdez.
Depois de se tornar uma figura pública através dessas iniciativas, Berthier usou sua nova fama para destacar outras pessoas surdas e ensinamentos inspiradores.
Ele escreveu livros sobre a história da língua de sinais e biografias sobre aqueles que lutaram pelos direitos dos surdos, muitas vezes referenciando poetas da língua de sinais como autores em seu trabalho.
Entretanto, ele pressionou a Société Centrale des Sourds-muets para se tornar uma organização global.
Em 1849, Berthier recebeu o Chevalier de la Légion d’honneur – a primeira pessoa surda a receber a mais alta honraria da França.
Ferdinand Berthier continua a ser um dos principais ativistas pelos direitos dos surdos, e os seus esforços promoveram a educação e a percepção da comunidade surda e com deficiência auditiva em toda a Europa e América. Hoje, banquetes silenciosos ainda são realizados em todo o mundo.
O trabalho de Berthier também ajudou a aumentar a conscientização sobre a importância da linguagem de sinais e da cultura surda, e a promover o uso da linguagem de sinais na educação de surdos.
Por meio dele, estão presentes durações de outros surdos, na história da sua educação.
Em pesquisa bibliográfica realizada, percebemos que seu mestre, Auguste Bébian, estava disponível para imergir no ambiente de língua de sinais. Isso impulsionou Berthier à carreira docente e ao desejo de aglutinar e organizar outros surdos.
Algumas de suas análises e preocupações quanto à educação de seus pares permanecem na atualidade, embora também reconheçamos que importantes avanços aconteceram, como conquistas dos movimentos sociais dos surdos.
Como resultado do trabalho árduo e da defesa de Berthier, as pessoas surdas e com deficiência auditiva podem agora desfrutar mais dos seus direitos humanos do que nunca, incluindo o acesso a cuidados médicos e o direito de conduzir veículos.
Feliz 220º Aniversário, Ferdinand Berthier!
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.