Todos esses dados são enviados de volta para o Facebook e estão vinculados à sua conta enquanto estão nesse estado de limbo. É como se você não tivesse mudado nada.
O Facebook diz que apenas remove todos os seus dados se você excluir sua conta permanentemente.
Desativar não é tão extremo, diz a empresa, e a rede social continua coletando seus dados caso você mude de ideia e queira retornar ao seu perfil.
O Facebook espera que os usuários desativados retornem e deseja continuar exibindo anúncios relevantes para seus novos interesses.
‘Uma prática enganosa’
No site, o Facebook explica que a desativação é um meio passo para completar a exclusão, mas diz pouco sobre como a coleta de dados funciona durante o período.
Em sua política de dados, o Facebook sugere a desativação para gerenciar sua privacidade, mas não menciona que ainda coleta dados durante esse período.
A coleta contínua de dados de contas desativadas pode ser considerada enganosa, alertam especialistas em privacidade.
“A maioria das pessoas esperaria menos ou nenhuma coleta de dados durante um período desativado“, disse Gabriel Weinberg, CEO e fundador do mecanismo de busca privado DuckDuckGo. “Desativado significa deixar de funcionar e você não esperaria que todas as informações continuassem ativas.“
Para fins de transparência do consumidor, eu ficaria preocupada que esta seja uma prática enganosa.
Kathleen McGee, ex-chefe do Bureau de Internet do procurador-geral de Nova York ex-chefe do Bureau de Internet do procurador-geral de Nova York
“Qualquer pessoas presumiria que o Facebook faz uma pausa na coleta de dados quando sua conta é desativada“, disse Kathleen McGee, ex-chefe do Departamento de Internet do procurador-geral de Nova York.
As pessoas podem olhar para a desativação de contas e confundi-las com uma desativação quando não são, explicou ela.
“Para fins de transparência do consumidor, eu ficaria preocupado que esta seja uma prática enganosa“, disse McGee, atualmente consultor de tecnologia do escritório de advocacia Lowenstein Sandler.
A vaga divulgação que a rede social oferece é outro ponto de preocupação sobre suas proteções à privacidade.
Em março de 2018, o Facebook encontrou-se em água quente depois que a Cambridge Analytica , uma consultoria britânica, coletava informações sobre pessoas na rede social por meio de vários testes de personalidade.
A reação levou uma campanha incentivando as pessoas a deletar suas contas no Facebook . O Pew Research Center descobriu que 42 por cento dos americanos fizeram uma pausa na rede social em algum momento durante o ano passado.
Rastreamento ativo
O Facebook já rastreia pessoas on-line, mesmo quando elas estão desconectadasou não possuem uma conta, por meio de ferramentas como o Facebook Pixel e Plugins como o botão Compartilhar nas páginas.
O botão Share da rede social está em 275 milhões de páginas da web. Ele coleta dados que permitem aos anunciantes ver o tipo de conteúdo que você está visualizando.
É por isso que você provavelmente verá anúncios de esportes no seu feed do Facebook se estiver visitando muitos sites de esportes.
Se você não é um membro, a rede social pode identificá-lo através de seus navegadores e exibir anúncios usando sua Rede de públicos-alvo do Facebook , a empresa detalhou em 2016.
O serviço usa seus hábitos de navegação para segmentar anúncios enquanto navega na Internet, assim como se você estivesse no Facebook. Mesmo se você não tiver uma conta, o Facebook está seguindo você.
O Facebook disse que desativar sua conta nunca foi uma medida para privacidade de dados, mas sim para privacidade de outras pessoas no Facebook.
Não faz sentido desativar sua conta se você estiver tentando se esconder das pessoas on-line porque outros usuários não verão seu perfil, postagens e comentários anteriores.
Você é essencialmente invisível para todos na rede social. Exceto o Facebook que não faz nada para impedir que o mesmo colete dados de você.
Sua melhor aposta para interromper a coleta de dados é excluir sua conta. Você terá 30 dias para mudar de ideia. Durante esse período, o Facebook continuará coletando dados sobre você, disse a empresa.
Weinberg sugeriu que o Facebook ou altere sua coleta de dados para contas desativadas ou explique essa advertência melhor às pessoas.
“As empresas devem sempre tentar corresponder as expectativas dos usuários a qualquer recurso que estejam fornecendo“, disse Weinberg.
Consumidores surpreendentes geralmente são motivo de alarme para reguladores, disse McGee.
“O Facebook deve remediar isso ao não coletar informações quando alguém tiver desativado a conta”, disse McGee.
Via CNET
Siga o Dica App do Dia nas redes sociais – os links estão abaixo – e também no agregador de notícias Flipboard.