Google Doodle de hoje celebra a vida da Dra. Saniya Habboub, uma pioneira médica e uma das primeiras médicas do Líbano a estudar medicina no exterior nos Estados Unidos.
Ao voltar para Beirute, ela abriu seu próprio consultório e inspirou inúmeras outras meninas e mulheres libanesas a buscar educação. Celebramos a Dra. Saniya hoje para comemorar sua formatura da faculdade de medicina neste dia em 1931.
Em 1926, Habboub foi uma das três primeiras a se formar no American Junior College for Women em Beirute (AJCW). Ela então passou a estudar na Universidade Americana de Beirute (AUB).
Quando ela ouviu falar de um médico de Damasco que foi estudar medicina nos Estados Unidos e voltou para abrir sua própria clínica, os olhos de Habboub estavam definidos.
Ela viajou para a América e recebeu seu diploma de medicina em ginecologia e obstetrícia do Women’s Medical College, na Pensilvânia, em 1931.
No dia de sua formatura, em homenagem ao seu sucesso, a escola convidou um historiador e professor libanês da Universidade de Princeton para fazer o discurso de formatura.
Habboub mostrou sua gratidão à faculdade, fornecendo aos futuros alunos uma bolsa de estudos em seu nome.
Em 1933, ela retornou a Beirute e começou uma prática em seu bairro, Bab Idriss.
Seus clientes pensaram que ela era apenas uma parteira no início, mas eles passaram a reconhecê-la como uma médica habilidosa.
Saniya Habboub foi co fundadora na Associação da Cruz Vermelha Libanesa e atuou como membro do conselho da Casa de Órfãos Muçulmanos, da Associação Muçulmana de Mulheres Jovens e do Hospital Maqassed.
A Dra. Saniya foi uma figura inspiradora que abriu o caminho para as futuras gerações de mulheres. Após 50 anos de serviço médico dedicado, o governo libanês a honrou com uma Medalha de Mérito de Saúde em 1982.
Há também uma rua em Beirute com o seu nome.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.