Google Doodle de hoje, ilustrado pelo artista convidado da Índia Ibrahim Rayintakath, comemora a bióloga celular indiano Dra. Kamal Ranadive em seu 104º aniversário.
Ranadive é mais conhecida por sua pesquisa inovadora sobre o câncer e dedicação à criação de uma sociedade mais justa por meio da ciência e da educação.
Kamal Samarath, mais conhecido como Kamal Ranadive, nasceu neste dia em 1917 em Pune, Índia.
O incentivo de seu pai para buscar uma educação na área da medicina inspirou Ranadive a se destacar academicamente, mas ela encontrou sua vocação na biologia.
Em 1949, ela recebeu o doutorado em citologia, o estudo das células, enquanto trabalhava como pesquisadora no Centro de Pesquisa do Câncer Indiano (CICV).
Depois de uma bolsa na Universidade Johns Hopkins em Baltimore, Maryland, EUA, ela voltou para Mumbai (então Bombaim) e para o CICV, onde estabeleceu o primeiro laboratório de cultura de tecidos do país.
Como diretora do CICV e pioneira na modelagem animal do desenvolvimento do câncer, Ranadive foi uma das primeiras pesquisadores na Índia a propor uma ligação entre o câncer de mama e a hereditariedade e a identificar as ligações entre o câncer e certos vírus.
Dando continuidade a esse trabalho pioneiro, Ranadive estudou o Mycobacterium leprae, a bactéria que causa a hanseníase, e ajudou no desenvolvimento de uma vacina. Em 1973, a Dra. Ranadive e 11 colegas fundaram a Associação de Mulheres Cientistas Indianas (IWSA) para apoiar as mulheres nos campos científicos.
Dra. Kamal Ranadive encorajou fervorosamente os estudantes e acadêmicos indianos no exterior a retornarem à Índia e colocarem seus conhecimentos a serviço de suas comunidades.
Depois de se aposentar em 1989, a Dra. Kamal Ranadive trabalhou em comunidades rurais em Maharashtra, treinando mulheres como trabalhadoras de saúde e fornecendo educação em saúde e nutrição.
A IWSA agora tem 11 seções na Índia e oferece bolsas de estudo e opções de creches para mulheres na ciência.
A dedicação da Dra. Ranadive à justiça e educação em saúde continua influente para seus alunos que trabalham como cientistas hoje.
Feliz aniversário, Dra. Kamal Ranadive!