Propaganda

Dedicado a reflexões e questionamentos sobre a sociedade, política, ética, religião e os mais diversos temas relacionados a vida, o Dia do Filósofo tem sua data comemorativa celebrada anualmente no dia 16 de agosto.

A filosofia é um campo de estudo complexo que ajuda a sociedade a se desenvolver, debatendo temas como a existência, o saber, a verdade, valores a mente humana e a própria sociedade. 

A história da Filosofia

Considerado o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia o grego Tales de Mileto (cerca de 625 a.C. – 558 a.C.) deu início a formulação de pensamentos sistemáticos, construídos por meio de bases racionais.

Seu trabalho gerou a corrente filosófica dos pré-socráticos (filósofos que antecederam Sócrates).

Tales contribuiu com o pensamento filosófico-científico principalmente ao fundar a Escola Jônica, onde gerou a introdução das noções fundamentais.

Foi o pioneiro a levantar a hipótese de que um elemento seria a origem de tudo, de forma, que a realidade poderia ser explicada sem a cresça em mitos e superstições.

O responsável pela criação da palavra “Filosofia” é Pitágoras de Samos (571 a.C. – 496 a.C.).

O Papel da Filosofia na Sociedade

O professor Dr. Rodrigo Reis Lastra Cid, do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) deixa uma reflexão sobre o papel da Filosofia

“Hoje em dia o Filósofo é aquele que reflete e teoriza soluções para os problemas filosóficos, que são os problemas de fundamentação última, que não podem ser respondidos por experimentos ou cálculos. Tanto as ciências têm problemas filosóficos quanto a filosofia tem os seus problemas mais específicos. Qual a natureza da decisão econômica? Qual a relação entre a verdade e as ficções? Qual a legitimidade epistemológica da história? Qual a natureza da suposta dualidade onda-partícula? Qual o sentido da vida? Existe Deus? Existe livre-arbítrio? Qual a fonte da legitimidade do Estado, se é que é legítimo de fato? O aborto é moralmente correto ou incorreto? Se você se interessa por esse tipo de questão, há uma profissão para você: essas e outras questões são tratadas pelos profissionais da filosofia. De fato, a profissão de filósofo serve tanto àqueles que querem trabalhar com docência quanto àqueles que querem ter uma reflexão mais profunda sobre sua área ou sobre sua visão de mundo. E qual a importância do filósofo e da filosofia então? Seria justamente aprimorar a visão de mundo das pessoas, por meio de mostrar inconsistências no senso comum e de mostrar caminhos teóricos para responder questões essenciais. Se hoje temos uma constituição democrática, que divide o Estado em três poderes, devemos isso à reflexão dos filósofos sobre a natureza do Estado. Hoje em dia, em um cenário político polarizado, em que as ideologias sobrecarregam os discursos das pessoas, o filósofo é a figura ideal para colocar em aberto essas ideologias e refletir sobre cada uma delas, aprimorando a visão das pessoas sobre o que elas próprias pensam. O filósofo formado tem como possibilidades de emprego à docência no ensino médio e no ensino superior, tanto público quanto privado. O professor de filosofia tem muitas atribuições, que envolvem o ensino, a pesquisa dos temas de interesse e as extensões para levar a filosofia à comunidade, além do esclarecimento social que sua presença ativa causa”.

Qual é o Dia Mundial da Filosofia

“O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Todos os anos ele é comemorado na terceira quinta-feira do mês de novembro

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta