Os casos de coronavírus continuam aumentando nos Estados Unidos, o país tem “potencial para se tornar o próximo epicentro da pandemia de coronavírus“, disse Margaret Harris, porta-voz da Organização Mundial da Saúde, durante uma ligação com repórteres da CNN nesta terça-feira.
Foi feita a seguinte pergunta para Harris: “Você vê os Estados Unidos se tornando o epicentro desse surto, ultrapassando a Europa?”
E Harris disse: “Agora estamos vendo uma aceleração muito grande no número de casos nos Estados Unidos – então ele tem esse potencial. Não podemos dizer que esse seja o caso ainda, mas ele tem esse potencial“.
No início da ligação, Harris disse que a maioria dos casos mais recentes do Covid-19 do mundo ocorreu em países europeus e nos Estados Unidos.”Os principais motivadores do surto continuam sendo a Europa, mas também os EUA. Portanto, 85% dos casos relatados nas últimas 24 horas vieram da região européia e dos EUA“, disse Harris na terça-feira.
“Muitos países agora estão adotando medidas muito fortes para distanciar as pessoas, para realmente colocar sociedades inteiras em quarentena, e isso mostrou ser uma maneira importante de retardar essa propagação do vírus e ganhar algum tempo“, disse Harris.
“Mas para derrotar o vírus, para detê-lo, os países também precisam de táticas direcionadas muito agressivas, testando todos os casos suspeitos, isolando e cuidando de todas as pessoas que se sabe estarem doentes e também rastreando e colocando em quarentena e encontrando todos os contatos próximos“.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.