Propaganda

Manter seu smartphone limpo é uma excelente forma de evitar a contaminação pelo Coronavirus mas, não é qualquer produto que você utilizar para limpar.

Segundo estudos o Coronavirus – COVID-19 – pode sobreviver em algumas superfícies por até nove dias segundo estudos realizados e isso incluis seu smartphone.

Este é o dispositivo que você utiliza constantemente com suas mãos, encostando em seu rosto deixando próximo as suas vias respiratórias, pode abrigar qualquer bactéria, vírus ou outro germe fazendo com que possa se contaminar facilmente.

Lavar as mãos da maneira correta pode ajudar a impedir que você e seus entes queridos transmitam o vírus, mas e a limpeza do telefone? A boa notícia é que desinfetar seu smartphone tornou-se oficialmente mais fácil.

No inicio desta semana a Apple, por exemplo, liberou o uso de Álcool Isopropílico para limpar seus aparelhos. A Samsung disponibilizou um serviço de higienização Galaxy que está sendo oferecido gratuitamente através do Samsung Service Center oficial e da Samsung Experience Stores em países selecionados atualmente e o serviço está sendo expandido continuamente. Ele simplesmente higieniza o telefone com luz UV-C, sem necessidade de produtos químicos de limpeza. 

OBS: Seja qual for o método que será utilizado para higienizar seu smartphone, sempre execute com o aparelho desligado.

Quais produtos podemos utilizar para limpar o smartphone:

Álcool Isopropílico 70%

Se você tocar em seu telefone depois de tocar em uma maçaneta da porta pública ou carrinho de compras, pense imediatamente em limpá-lo com álcool, certo? Errado. Ele pode descascar os revestimentos oleofóbicos e hidrofóbicos que impedem que o óleo e a água danifiquem sua tela e outras portas.

Atualmente, as telas dos nossos smartphones, tablets e smartwatchs possuem uma finíssima camada oleofóbica.

Esta camada existe sobretudo para impedir que a maior parte da gordura dos nossos dedos se fixe de imediato nos display, evitando que os mesmos fiquem totalmente cobertos com marcas de dedo após cada utilização.

Embora o álcool isopropílico não elimine essa camada oleofóbica, isso está diretamente relacionado com o número de vezes que realizamos uma limpeza em profundidade. Esta camada oleofóbica desgasta-se naturalmente através do uso e com o passar dos anos ela deixará de ter eficácia.

Por esta razão, para prevenir a contaminação do coronavírus aconselhamos a que se realize a limpeza com a solução de álcool isopropílico uma vez por dia e, para manter o aparelho sempre limpo, deve-se passar um pano de microfibra, seco e limpo, para retirar a sujidade natural, após cada utilização.

Alguns sites sugerem o uso de uma mistura de álcool e água, mas publicam notas de aviso sobre as concentrações. A americana AT&T também observa que você pode usar um desinfetante à base de álcool (até 70% de álcool), e recentemente a Apple também liberou, mas Samsung, até o momento sugere o contrário.

Se você ainda estiver preocupado com a possibilidade de danificar a tela do telefone com um pano desinfetante, você tem outras opções, como investir em uma luz UV, a Samsung está liberando gratuitamente para seus clientes nos centro de atendimento deles.

Pano de Microfibra

Manchas de impressões digitais são difíceis de evitar, porque sua pele constantemente produz óleos. Isso significa que toda vez que você pega o telefone, é possível obter impressões digitais por todo o lado.

A maneira mais segura e eficaz de limpar sua tela é usando um pano de microfibra. Se a tela precisar desesperadamente de limpeza, use água destilada para umedecer o pano de microfibra e depois limpe a tela – evite esguichar a água diretamente na tela. Esse método também pode ser usado na parte traseira e nas laterais do telefone.

Você também pode tentar um adesivo de limpador de tela de microfibra, que fica na parte traseira do telefone e pode sair quando você precisar limpá-lo.

Fita Adesiva para remover areia e fiapos

Fiapos e areia podem ficar presos nas pequenas portas do telefone e nas fendas onde a tela encontra o corpo.

A melhor solução para remover areia e fiapos é a fita adesiva. Você pode colocá-lo ao longo dos vincos e do alto-falante, enrolá-lo e colocá-lo com cuidado nas portas. A aderência da fita retira qualquer fiapo ou areia que possa estar presa no telefone.

Para os orifícios menores das caixas acústicas que a fita não consegue alcançar, use um palito de dente ou tente aspirar os detritos com uma pequena ferramenta de fenda . Essas ferramentas também podem ser usadas para outros pequenos aparelhos ou áreas de difícil acesso em seu carro.

Água em smartphones à prova d’água?

Se você possui um telefone resistente à água, classificado para IP67 e superior, pode enxaguá-lo com água. Embora esses telefones, como o iPhone 7, e os mais recentes e os Galaxy S, possam suportar submersão por até 30 minutos, não recomendamos esta prática.

O Ideal é usar um pano úmido ou molhado para limpar seu telefone. Seque o telefone com um pano seco e macio para remover a água. Certifique-se de secar todos os alto-falantes e portas de conexões para cabos.

Colocar o telefone na água ou colocá-lo debaixo de uma torneira entrará água nos portos, o que significa que você não poderá carregá-lo até que estejam secos, e isso pode levar tempo.

OBS: Lembre-se de que ter um telefone resistente à água é mais uma questão de tranqüilidade do que propositadamente levar seu telefone para nadar.

Quais produtos NÃO devemos utilizar para limpar nosso smartphone:

Limpador de janelas

Você limpa seus espelhos e janelas com o limpador de janelas, e eles são completamente limpos, então deve ser bom usá-lo no seu telefone? Errado! Alguns telefones mais novos, como o iPhone XR, têm um revestimento protetor que resiste à água e ao óleo, que pode se desgastar com o tempo.

O uso de produtos de limpeza agressivos pode remover o revestimento e deixar o telefone mais vulnerável a arranhões. James LeBeau, professor associado de ciência e engenharia de materiais do MIT, nos disse que qualquer limpador com um agente abrasivo provavelmente arranhará a superfície, portanto, esses devem ser totalmente evitados.

Limpadores de cozinha

As propriedades resistentes a arranhões de uma tela não serão degradadas pelos agentes de limpeza, mas remover esse revestimento protetor ainda é um problema. É por isso que a Apple também sugere não usar produtos de limpeza doméstica para limpar seu iPhone , incluindo água sanitária, sua fórmula abrasiva pode prejudicar a camada protetora.

Toalhas de papel

Eles podem ser usados ​​para limpar sua mesa, mas mantenha-os afastados do telefone. O papel pode rasgar, piorando a situação do smartphone. As toalhas de papel podem acabar deixando arranhões na tela. Originalmente, a AT&T sugere a pulverização de um desinfetante à base de álcool diretamente em uma toalha de papel, mas observou recentemente que você deve usar um pano sem fiapos.

Removedor de maquiagem ou demaquilantes

E embora você possa usar o removedor de maquiagem para tirar a maquiagem todas as noites, você não deve usá-lo como limpador de tela devido a alguns produtos químicos que podem estar à espreita nos ingredientes. Organics.org explica os produtos químicos que podem estar no seu removedor de maquiagem.

No site da Amazon você pode encontrar um produto que diz remover com segurança maquiagem que acabou manchando a tela de seus smartphone, o Whoosh. A empresa afirma que é seguro para todas as telas e não contém álcool, cloro, amônia ou fosfatos que possam danificar os vários revestimentos da tela.

Você também pode usar um pano úmido de microfibra para limpá-lo. Certifique-se de usar um borrifador para borrifar o pano, em vez de colocá-lo em água. Quanto menos água, melhor.

Ar comprimido

Seu telefone é delicado; portanto, soprar uma quantidade intensa de ar nos portais pode causar danos, especificamente ao microfone. Empresas de tecnologia, como a Apple, alertam especificamente para não usar ar comprimido .

Sabonetes ou detergentes

Embora o seu prato e os sabonetes para as mãos sejam gentis, a única maneira de usá-los é combiná-los com água. A maioria das empresas de telefonia sugere manter a água longe do telefone, então, utilize em um pano úmido.

Vinagre

Definitivamente não. O vinagre tira o revestimento da tela, você até pode usar vinagre bem diluído para limpar outras partes do telefone. O site Android Central sugere uma mistura 50/50 com água destilada para limpar as laterais e parte traseira do smartphone.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

link1 link2

.

Deixe uma resposta