Colossus é um robô de combate a incêndios de 1.100 libras (quase 500 Kgs), controlado por controle remoto, empregado pela Brigada de Bombeiros de Paris.
Este robô foi usado para conter o incêndio da Catedral de Notre-Dame em Paris foi um esforço heroico de dezenas de pessoas.
Enquanto partes inestimáveis da catedral de 856 anos foram destruídas ontem, felizmente não foi uma perda completa , e algo de um milagre ninguém morreu.
O combate a incêndios em uma igreja antiga apresentou aos resgatadores alguns desafios únicos, alguns dos quais Gregg Favre, funcionário de segurança pública dos Estados Unidos, explicou no Twitter de maneira concisa.
Mas há algumas coisas que os bombeiros sempre têm que enfrentar em uma conflagração da magnitude que vimos em Paris: carregar mangueiras pesadas e ferramentas por distâncias significativas e transportá-las dentro e ao redor de peças pesadas de estrutura que podem estar precariamente posicionadas.
Quando a torre de Notre-Dame estava ameaçando entrar em colapso, e ainda havia chamas para a batalha, Colossus foi enviado para dentro.
Colossus é construído para suportar condições brutais, operar uma mangueira de incêndio, transportar ferramentas pesadas em um ambiente hostil ou levar pessoas feridas para fora.
Ele pode ser operado a quase 300 metros de distância e seu design modular permite que ele seja configurado para diferentes tarefas.
É cerca de 5,25 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e um pouco menos de 2,5 metros de altura.
É à prova d’água, resistente ao fogo e impulsionado por dois motores elétricos alimentados por seis baterias de íons de lítio. Os freios eletromagnéticos fazem com que ele pare.
A pessoa que o dirige tem algumas opções diferentes para os controles, mas todos eles se parecem com diferentes formas de controladores de videogame.
A ficha de especificações do Colossus diz que o robô só pode se mover a uma velocidade modesta de 2,2 km / h, mas pode ultrapassar praticamente qualquer coisa e transportar mais de 1.200 libras (aprox 550kg) de carga útil.
A máquina foi fabricada pela empresa de tecnologia francesa Shark Robotics , que desenvolve e fabrica “veículos terrestres não tripulados”, e também pode chamar de drones de condução ou robôs controlados remotamente.
Foi demonstrado para a mídia em 2017, e você pode vê-lo em ação neste clipe da France 3 ou este da TF1 .
Imagens de Colossus indo para o trabalho em Notre-Dame apareceram nas mídias sociais:
O New York Times informou que “dois policiais e um bombeiro ficaram feridos na batalha de cinco horas para obter controle sobre o incêndio, mas ninguém foi morto“, na terça-feira, quando começaram as investigações sobre a causa do incêndio em Notre-Dame.
Isso parece incrível para mim, e tenho certeza que a França está extremamente orgulhosa da equipe de socorristas que cuidaram de Paris ao longo deste terrível evento.
Cerca de 400 bombeiros participaram no combate ao incêndio, juntamente com inúmeros outros funcionários de emergência e funcionários municipais.
Mas, do ponto de vista puramente tecnológico, é impressionante ver robôs fazendo trabalhos pesados em uma situação tão perigosa.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.