Propaganda

A apresentação de slide de hoje no Google Doodle celebra a Apallachian Trail ou Trilha dos Apalaches – clique no Doodle para explorar a trilha de 3.500 quilômetros que se estende por 14 estados dos EUA!

A trilha dos Apalaches é a trilha mais longa apenas para caminhadas do mundo e atende caminhantes turísticos há quase 100 anos.

É uma trilha de caminhada que se estende pelo Leste dos Estados Unidos, entre a Springer Mountain no Estado da Geórgia e Katahdin Mountain, no Estado do Maine.

Dados da Trilha dos Apalaches

Segundo o site EcoBrasil, a trilha tem extensão de cerca de 2.200 milhas (3.500 km), embora o comprimento exato mude ao longo do tempo à medida que trechos são modificados.

A organização que a administra – Appalachian Trail Conservancy, afirma que é a trilha de caminhadas mais longa do mundo. Mais de 2 milhões de pessoas dizem ter feito pelo menos um dia de caminhada na trilha a cada ano.

É mantida por 31 clubes de trilhas e parcerias múltiplas, e gerenciadas pelo National Park ServiceUnited States Forest Service e a organização sem fins lucrativos Appalachian Trail Conservancy.

A maioria da trilha está em áreas florestadas ou selvagens, embora algumas porções atravessem cidades, estradas e fazendas.

Ela passa por 14 estados:

  • Geórgia
  • Carolina do Norte
  • Tennessee
  • Virgínia
  • West Virginia
  • Maryland
  • Pensilvânia
  • Nova Jersey
  • Nova York
  • Connecticut
  • Massachusetts
  • Vermont
  • New Hampshire
  • Maine.

Foram propostas outras extensões no Estados Unidos pelo extremo sul da Cordlheira Apalaches, no Estado do Alabama, continuando para o Sul na Flórida, criando o que é conhecido como Eastern Continental Trail.

Caminhantes tentam percorrer a trilha em sua totalidade em uma única temporada – 1.110 caminhantes percorreram suas 2.000 milhas em 2016 (2000-milers). Muitos livros, memórias, sites e organizações de fãs são dedicados a essa aventura.

Ele atravessa florestas densas, rios e cumes de montanhas ao longo da costa leste.

Clique na imagem abaixo para ver a trilha COMPLETA

Clique na imagem para ver o mapa completo

A História do Apallachian Trail ou Trilha dos Apalaches

Neste dia, em 1968, a Lei do Sistema de Trilhas Nacionais estabeleceu a Trilha dos Apalaches como uma das primeiras Trilhas Cênicas Nacionais do país.

Benton MacKaye, um silvicultor, conservacionista e homem ao ar livre de longa data, propôs a ideia pela primeira vez em 1921. Seu plano original, intitulado Uma Trilha dos Apalaches: Um Projeto de Planejamento Regional, delineava um trecho de vários acampamentos agrícolas autossustentáveis ao longo do caminho.

Benton MacKaye escrevendo em cima de uma pedra - Imagem: Ilustração
Benton MacKaye escrevendo em cima de uma pedra – Imagem: Ilustração

Muitas pessoas com ideias semelhantes começaram a aderir à sua causa, e a comunidade acabou ficando conhecida como Appalachian Trail Conference.

Em 1937, graças aos esforços combinados de muitos pioneiros, a Trilha dos Apalaches se tornou totalmente conectada da Montanha Springer, na Geórgia, ao Monte Katahdin, no Maine.

Dez anos depois, um caminhante chamado Earl Shaffer relatou a primeira caminhada de ponta a ponta e gerou uma onda de interesse. Mais de quatorze mil pessoas completaram a jornada desde então.

O presidente Lyndon B. Johnson assinou a Lei do Sistema de Trilhas Nacionais em 1968, que declarou a Trilha dos Apalaches como uma das primeiras trilhas cênicas nacionais e a reconheceu como terra federal.

Finalmente, em 2014, foi adquirido o último grande trecho de terreno, concretizando os sonhos iniciais da trilha.

Hoje em dia, num esforço colaborativo para conservar a sua glória natural, o Serviço Nacional de Parques, o Serviço Florestal dos EUA, a Appalachian Trail Conservancy e muitos voluntários mantêm e gerem o trilho histórico.

Milhares de desbravadores visitam a rota todos os anos com a intenção de completar a caminhada de quatro a seis meses.

E você faria uma trilha destas? Deixe nos comentários.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta