O Google Doodle de hoje (11/03), ilustrado pelo artista convidado José Saccone, que vive em Buenos Aires, celebra o compositor e bandoneonista virtuoso argentino Astor Piazzolla, que revolucionou o tango tradicional para criar um gênero híbrido conhecido como “nuevo tango”.
Filhos de italianos, Astor Piazzolla nasceu em Mar del Plata, Argentina, em 1921 e mudou-se com sua família para a cidade de Nova York ainda jovem para buscar melhores condições de vida.
Quando seu pai comprou um bandoneón em 1929, um instrumento semelhante ao acordeão argentino essencial para o som do tango, Astor Piazzolla rapidamente se tornou conhecido como uma criança prodígio e escreveu seu primeiro tango aos 11 anos.
Em 1937, ele retornou à Argentina, onde o tango tradicional ainda reinava supremo.
Uma vez em casa, Astor Piazzolla realmente desistiu do tango para estudar música clássica e se tornar um compositor clássico modernista.
Ele viajou para Paris com uma bolsa para estagiário da eminente compositora francesa Nadia Boulanger, que o preparou para seu próximo retorno a casa em 1955.
De volta à Argentina, aplicou anos de estudo clássico ao som do tango e formou sua banda “Octeto Buenos Aires.”
Cunhado como o “nuevo tango”, a nova versão de Piazolla incorporou elementos de jazz e música clássica com novos instrumentos, mudando o tempo, o som e a tradição da dança.
Ao longo de sua vida, estima-se que Piazzolla escreveu cerca de 3.000 composições originais e gravou outras 500.
Em homenagem ao seu 100º aniversário, a Fundação Astor Piazzolla anunciou recentemente o concurso de música de Piazzolla para solistas e conjuntos semelhantes.
Feliz aniversário, Astor Piazzolla!
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.