Propaganda

Conforme mostrado na arte do Google Doodle, 2024, o Ano Novo Lunar é o Ano do Dragão, que representa força, saúde e boa sorte.

As tradições do Ano Novo Lunar originaram-se há milhares de anos com uma lenda sobre uma fera mítica que aparecia todos os anos para atormentar as pessoas.

As famílias cobriram as portas com papel vermelho, deixaram lanternas acesas durante a noite e soltaram fogos de artifício para afastar a fera. Hoje, muitas lanternas vermelhas podem ser vistas penduradas nos bairros.

Também é comum presentear com dinheiro em envelopes vermelhos as pessoas mais jovens e mais velhas das comunidades e famílias.

O que é o Ano Novo Lunar ?

Segundo o site National Geographic, na verdade, a China moderna usa o calendário gregoriano como a maior parte do resto do mundo.

Seus feriados, no entanto, são regidos pelo calendário lunisolar tradicional, que pode ter sido usado desde o século 21 a.C.

Quando a recém-fundada República da China adotou oficialmente o calendário gregoriano em 1912, seus líderes rebatizaram a celebração do Ano Novo Lunar como Festival da Primavera, como é conhecido na China atualmente.

Como seu nome sugere, a data do Ano Novo Lunar depende da fase da Lua e varia de ano para ano.

Cada ano do calendário lunar recebe o nome de um dos 12 animais do zodíaco chinês, que são derivados do antigo folclore chinês. Repetindo-se em uma base rotativa, esses animais são o rato, o boi, o tigre, o coelho, o dragão, a cobra, o cavalo, a cabra, o macaco, o galo, o cachorro e o porco. E 2024 é o ano do Dragão.

Como são as festividades do Ano Novo Lunar

Ano Novo Lunar na China

Acredita-se que o Ano Novo chinês tenha surgido no século 14 antes de Cristo – 3.400 anos atrás, na Antiguidade -, quando a dinastia Shang governava o território chinês.

Em contraste com as festividades ligadas ao calendário solar gregoriano, as pessoas de todo o mundo alinham suas celebrações de ano novo com base no antigo sistema de calendário chinês lunisolar, que segue os ciclos da lua e do sol.

Um novo ano simboliza um novo começo e muitas tradições capturam esse conceito.

Os preparativos começam dez dias antes do ano novo lunar, com muitos limpando suas casas como forma de eliminar a má sorte do ano anterior.

São preparadas comidas tradicionais que representam boa sorte, como peixes (abundância) e tangerinas (auspiciosidade).

As famílias decoram suas casas com flores como flores de pêssego; lanternas vermelhas; fai chun (bandeiras vermelhas com frases que desejam sorte e prosperidade); e troca lai see (envelopes vermelhos cheios de dinheiro).

Ano Novo Lunar na Coreia do Norte

Na Coreia do Norte e na Coreia do Sul, é celebrado o Seollal, que dura três dias. Famílias coreanas servem comida a seus ancestrais em um ritual chamado Charye, para receber bênção para o ano que se inicia.

Ano Novo Lunar na Coreia do Sul

Na Coreia do Sul, a Spam, uma mistura de carne de porco enlatada, tornou-se um popular presente de ano novo. Pessoas pagam até US$ 75 (cerca de R$ 400) por cestas de presentes com as latas de carne.

Ano Novo Lunar na Mogólia

Na Mongólia, o festival é chamado de Tsagaan sar, ou Festival da Lua Branca. As pessoas oram em ovoo – pilhas de pedras usadas como altar ou santuário. Elas também trocam garrafas de rapé (recipiente para tabaco), que acreditam unir as pessoas.

Feliz Ano Novo Lunar 2024 a todos que comemoram!

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta