Durante a última década, a plataforma aberta do Android criou uma comunidade próspera de fabricantes e desenvolvedores que alcançam um público global com seus dispositivos e aplicativos.
Isso se expandiu além dos telefones para tablets, carros, relógios, TVs e muito mais – com mais de 2,5 bilhões de dispositivos ativos em todo o mundo.
E a Google quer sua marca ainda mais inclusiva em toda sua comunidade.
Android Q é o Android 10
A cada nova versão a equipe de engenharia da Google lançava suas novas versões do Android, seguindo os lançamentos em ordem alfabética
E, a partir da versão 1.5, para dar um tom divertido a cada versão, a Google sempre usou um nome de algum tipo de doce:
- Android 1.0 – Alpha (API Nível 1)
- Android 1.1 – Beta
- Android 1.5 – Cupcake
- Android 1.6 – Donut
- Android 2.0/2.1 – Eclair
- Android 2.2 – Froyo
- Android 2.3 – Gingerbread
- Android 3.0/3.1/3.2 – Honeycomb
- Android 4.0 – Ice Cream Sandwich
- Android 4.1/4.2/4.3 – Jelly Bean
- Android 4.4 – KitKat
- Android 5.0/5.1 – Lollipop
- Android 6.0 – Marshmallow
- Android 7.0/7.1 – Nougat
- Android 8.0/8.1 – Oreo
- Android 9.0 – Pie
Mas existia um problema, pelo fato do Android ser um sistema usado em todo mundo, milhões de usuários questionavam estes nomes.
Por exemplo, L e R não são distinguíveis quando faladas em alguns idiomas.
“Então, quando algumas pessoas nos ouviram dizer o Android Lollipop em voz alta, não ficou claro que ele se referia à versão depois do KitKat.” diz Sameer Samat, VP de Gestão de Produtos, Android
É ainda mais difícil para os novos usuários do Android, que não estão familiarizados com a convenção de nomes, entender se o telefone está executando a versão mais recente.
Também sabemos que as tortas não são uma sobremesa em alguns lugares, e que os marshmallows, embora deliciosos, não são um deleite popular em muitas partes do mundo.
Este ano é o Android 10, no próximo ano será o Android 11, e assim por diante.
Juntamente com o novo nome, há um logotipo atualizado para o Android, que Aude Gandon, diretor mundial de marcas para Android, diz ter uma palavra de marca “mais moderna“.
É importante ressaltar que sempre incluirá o pequeno robô verde. “O robô é o que torna o Android especial. Isso faz com que seja humano, divertido e acessível ”, diz Gandon.
O novo logo
O design do logotipo inspira-se no membro não humano mais reconhecido da comunidade, o robô Android.
O robô pertence a todos na comunidade, e tem sido um símbolo da diversão e curiosidade no coração do Android. Agora, tem um lugar especial no nosso logotipo.
Também mudamos o logotipo de verde para preto. É uma pequena mudança, mas achamos que o verde era difícil de ler, especialmente para pessoas com deficiências visuais.
O logotipo geralmente é emparelhado com cores que dificultam a visualização. Por isso, criamos um novo conjunto de combinações de cores que melhoram o contraste.
E ai, o que achou desta nova fase da Google?
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias
[mc4wp_form id=”5029″]
Via Google