Propaganda

Para obter bons resultados de vendas requer cada vez mais esforço e estratégias. Engana-se quem pensa que tal mobilização diz respeito apenas à capacidade de vender e divulgar os produtos ou serviços.

Ter resultados constantes nas vendas está diretamente ligado à presença digital da marca. Para além de um e-commerce, é preciso gerar conteúdos em diversas plataformas, a fim de ter uma estratégia marketing digital que atraia o público-alvo .

O que é presença digital?

Presença digital é a forma como uma marca se posiciona e utiliza os meios digitais para se relacionar com os clientes. Além de afirmar seu lugar no mercado mostrando seu diferencial, sua capacidade e confiabilidade.

Ter um site e domínio próprio, por exemplo, é ainda uma das presenças mais importantes digitalmente. Mas não só! Hoje o consumidor necessita de uma relação mais interativa. E essa é uma das grandes vantagens em estar presente nas https://agencialegions.com.br/blog/estrategia-marketing-digital-redes-socias/ redes sociais .

Saber onde o cliente e potenciais clientes estão é um processo que demanda planejamento, baseado em pesquisas, entendimento do mercado de trabalho. E mais ainda, requer produção de conteúdo que estabeleça a empresa como referência no segmento de atuação.

Qual a importância de ter presença digital?

Para uma empresa ser vista, ser referência no segmento, precisa marcar presença nos meios de comunicações, para ficar disponível ao olhar dos consumidores.

Um dos grandes benefícios de ter uma presença digital significativa é a relação interativa com o cliente.

O feedback de um cliente e a possibilidade de obter uma resposta e opinião, traz fidelização e confiabilidade, tornando-se referência.

Não basta estar presente precisa ter constância. Assim faz com que a marca seja cada vez mais conhecida e lembrada. E quanto mais conhecida, desde que de forma positiva, mais clientes a empresa conseguirá obter.

Além disso, existem outros ganhos com a construção de uma sólida presença digital, como:

● Posicionamento da marca;

● Ganho de novos clientes;

● Aumento de vendas e serviços;

● Atendimento virtual ao cliente;

● Contato direto com demandas do seu público;

● Feedback constante sobre produtos ou serviços.

Como construir presença digital

Primeiro passo é estar presente nas principais redes sociais, como Linkedin, Facebook e Instagram (Meta) e Twitter, e ter um site confiável. Porém se engana quem acha que é apenas necessário estar presente.

Parte desse processo se inicia em entender a atuação dos clientes nas redes sociais. Mais do que necessário ter presença digital, e estar nos lugares corretos em que o público-alvo se encontra.

Sendo assim, um dos passos primordiais é o planejamento estratégico, ou seja, uma boa estratégia marketing digital. Uma estratégia sólida pautada em objetivos claros que visem um ganho para empresa, tanto em divulgação quanto em estabelecer confiança.

Criação de branding

Branding é um sistema de gestão da marca para organizar estratégias. O objetivo dentro da presença digital é fazer com que a marca seja notada e destacada pelos clientes de forma positiva.

Para fazer o gerenciamento da marca, o branding tem que ser alinhado aos princípios e valores da empresa. A partir do que a marca acredita como propósito e missão a ser cumprida na sociedade.

No mais, é necessário considerar e apontar os atributos da marca. Atributos estes que são semelhantes aos valores, mas tem o objetivo de informar onde a empresa pretende agir para chegar aos objetivos, como um estilo próprio.

Diversificar plataformas

Cada plataforma tem um objetivo dentro da estratégia marketing digital. Sendo assim, entender onde os clientes estão e como atingi-los da forma correta é importante para ter uma presença digital adequada.

Deve-se destacar, no entanto, que é importante saber usar cada plataforma como uma ferramenta útil para valorizar a marca e gerar autoridade. O site institucional é um bom canal para identificar a empresa como um local de confiança.

Outra ferramenta importante para obter presença digital é a criação de blogs, canal no YouTube e outras plataformas para divulgação de conteúdos qualificados. Nessa etapa o objetivo é levar conteúdos educativos sobre os produtos e serviços, fazendo com que o público se aproxime do tema.

Ademais, as redes sociais são hoje o principal meio de contato com o público-alvo. Para além de alcançar potenciais clientes, as redes sociais devem servir para engajar e aproximar os usuários da marca.

Conteúdos qualificados

Um tópico importante na presença digital é a produção de conteúdo. A produção de conteúdo está diretamente relacionada ao Marketing de Conteúdo, onde são criadas a Jornada do Cliente, tipos e formatos de produção de conteúdo.

Porém, é necessário ter cuidado com a produção destes materiais. A qualidade é vital para adquirir confiança e atingir o público correto. Dessa forma, as etapas dessa fase são: planejamento, criação e distribuição do conteúdo em formatos diversos.

O conteúdo do Inbound Marketing

pode contar com formatos como texto, áudio, vídeos e gráficos informativos, por exemplo. No entanto, para conteúdos mais ricos e específicos, podem ser utilizados e-books, e webinários.

Conclusão

Entender o que é presença digital e como ela impacta nos resultados de venda da empresa é o primeiro passo para estar alinhado com as novas tendências do mercado.

Atualmente, os setores de marketing digital e vendas estão diretamente ligados, uma vez que as estratégias marketing digital interferem diretamente nos resultados de vendas.

Dessa forma, é preciso delegar a construção da presença digital para profissionais que tenham o conhecimento necessário. É possível montar uma equipe própria para esta tarefa, mas isso demanda um alto investimento, além da infraestrutura e seleção de profissionais.

Portanto, uma alternativa bastante eficaz é fixar parceria com agências de marketing digital, que já têm estrutura, conhecimento de mercado e profissionais preparados para desenvolver as melhores estratégias.