O Grupo Manitou promoveu uma reestruturação de sua rede de distribuidores, com o objetivo de ganhar mais relevância junto a seus parceiros e atingir cobertura em todo território nacional.
A empresa optou por fazer uma divisão de mercados, entre construção e agricultura, por região. “Com essa nova divisão de distribuidores, teremos mais capilaridade e um volume de negócios maior em cada parceiro. São empresas que já estão no mercado, o que possibilitou uma rápida transição e início imediato do trabalho”, afirma Fabio Miskulin Ferreira, gerente comercial da Manitou Brasil.
No setor de construção, os escolhidos para representar a marca Manitou foram a Priori (Rio Grande do Sul e Santa Catarina); Vianmaq (Paraná); Bauko (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia), Industrial Equipment (Goiás, Distrito Federal e Tocantins – região centro oeste), a Vamos (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), BNTMAQ (Distrito Federal) e a região Nordeste está dividida entre Gotemburgo e DCML, tendo a DCML exclusividade na região Norte do país.
Já para a agricultura, onde há a necessidade de estar próximo aos clientes por conta das grandes distâncias, os contemplados na região Centro Oeste e do Triângulo Mineiro foram a Uniparts (Uberlândia/Unaí), a Agrisys (Formosa/GO), a Multitratores (Porangatu – GO), a Rimave (Rio Verde – GO), a Agritex (Querência – MT) e a Sermaq (Santa Catarina).
Marcelo Bracco, diretor geral da Manitou para Brasil e América Latina, ressalta que cada distribuidor tem exclusividade em sua região, fazendo um atendimento técnico mais assertivo. “Agora estamos próximos dos nossos clientes, proporcionando serviços de pós-vendas em relação à suporte técnico e estoques de peças”
Para a Manitou, a área de pós-vendas é estratégica, uma vez que complementa os serviços prestados, assim como a manutenção da frota local, por meio dos serviços de telemetria, garantia estendida e contratos de manutenção.