Propaganda

A água é um elemento essencial para a indústria. Só no Brasil, cerca de 8,78% da água presente no território nacional é utilizada em processos industriais, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), da Agência Nacional de Água (ANA). Por sua vez, o tratamento de água é fundamental para que os diferentes setores de atuação possam realizar um uso sustentável e garantir segurança nos resultados obtidos. 

“Independentemente da finalidade, a água na indústria precisa ser tratada com atenção, para que o resultado da produtividade não seja comprometido”, afirmou o gerente da Asstefil, empresa especializada em sistemas de filtragem. Ele explica que o filtro de água industrial desempenha um importante papel para a adequação nos processos de fabricação, limpeza e lavagem de equipamentos. “A instalação de um filtro apropriado garante que uma indústria seja abastecida com água de acordo com os padrões exigidos pelas normas sanitárias e pelos processos industriais”, diz Fábio de Oliveira.

Segundo o gestor, a pré-filtração é uma das etapas mais importantes no tratamento de água, pois garante a remoção de partículas que podem interferir diretamente nos resultados buscados pelas indústrias. “Os pré-filtros se diferem pelo tipo de partículas específicas que podem ser removidas”, explica Oliveira.

Com a pré-filtragem é possível eliminar sujidades inorgânicas ou orgânicas, que interferem na qualidade da água e na eficácia de tratamentos complementares, tais como químicos ou mecânicos. Além disso, a pré-filtração contribui para remoção de sedimentos que podem entupir uma filtragem posterior ou até mesmo algum tipo de sistema.

Além da pré-filtração, o processo de purificação da água também passa por outros níveis, que devem ser acionados de acordo com a finalidade. “Cada produto tem uma carência no que se refere à pureza da água e estar atento a isso é muito importante para garantir mais produtividade”, afirmou o gerente da Asstefil.

Já na indústria de alimentos, a pré-filtração pode ser uma importante aliada na eliminação dos riscos de contaminação. “Órgãos competentes preocupam-se constantemente em avaliar as condições do ambiente de produção para renovação de normas e certificados. Assim, atentar-se a diferentes soluções que corroborem para a melhora da produção é essencial”, finalizou Fábio de Oliveira.