Por ocasião do Dia Internacional da Enfermagem e do 200º aniversário do nascimento de Florence Nightingale, a Organização Mundial da Saúde (OMS) se junta a centenas de parceiros em todo o mundo para destacar a importância dos enfermeiros no continuum da assistência médica e agradecer aos enfermeiros pelo que fazem. O tema para este ano é “Cuidando do mundo para a saúde“.
O evento anual, marcado pela primeira vez em 1965, foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiras para marcar o trabalho árduo da equipe de enfermagem em todo o mundo.
Historicamente, assim como hoje, os enfermeiros estão na vanguarda do combate a epidemias e pandemias – oferecendo tratamento e cuidados de alta qualidade e respeitosos.
Campanha Lembre-se dos heróis da saúde #RememberHealthHeroes
Na segunda-feira, 11 de maio, véspera do Dia Internacional da Enfermagem, ICN, OMS e Nursing Now estão incentivando as pessoas a participarem de um momento de reflexão para homenagear a memória dos enfermeiros e profissionais de saúde que morreram tragicamente durante a pandemia do COVID-19.
“Esperamos que o maior número possível de pessoas de todo o mundo participe desse momento global de reflexão compartilhando um de nossos blocos de mídia social (veja abaixo), juntamente com a hashtag #RememberHealthHeroes.” diz Sonali Reddy Oficial de Comunicações da OMS.
Como alternativa, você pode compartilhar uma foto sua com uma vela acesa com a hashtag #RememberHealthHeroes ou gravar um pequeno vídeo de você e seus colegas acendendo uma vela ou usando a luz do seu celular, para mostrar seu respeito pelos profissionais de saúde perdidos por isso.
Os enfermeiros são responsáveis por mais da metade de todos os profissionais de saúde do mundo, mas ainda há uma escassez urgente de enfermeiros em todo o mundo, com 5,9 milhões de enfermeiros a mais ainda necessários, especialmente em países de baixa e média renda.
A pandemia de Covid-19 é um forte lembrete do papel vital que os enfermeiros desempenham. Sem enfermeiros e outros profissionais de saúde, não venceremos a batalha contra surtos, não alcançaremos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou a cobertura universal de saúde.
Neste ano da enfermeira e da parteira, agora mais do que nunca, é essencial que os governos apoiem e invistam em suas enfermeiras. O COVID-19 reforça a necessidade de investimento em empregos de enfermagem, educação e liderança.
Nascimento da pioneira na área de enfermagem Florence Nightgale
Desde janeiro de 1974, as celebrações globais são tradicionalmente realizadas em 12 de maio. Isso marca o aniversário do nascimento da pioneira em enfermagem Florence Nightingale .
Todos os anos no Reino Unido, é realizado um ritual ou homenagem na Abadia de Westminster, em Londres. Durante o esta homenagem, uma lâmpada é retirada da Capela das Enfermeiras na Abadia e entregue de uma enfermeira para outra, depois para o Reitor, que a coloca no Altar Superior.
Mas, as celebrações em 2020 serão “extraordinariamente especiais” porque foram designadas o Ano da Enfermeira e Parteira, para coincidir com o 200º aniversário do nascimento de Florence Nightingale. Também é extremamente importante, pois o mundo luta para combater a pandemia de coronavírus.
Eles geralmente são o primeiro e, às vezes, o único profissional de saúde que as pessoas veem, e a qualidade de sua avaliação, cuidados e tratamento iniciais é vital.
No Reino Unido, os cidadãos mostram sua gratidão aos profissionais da saúde com um ampla salva de palmas conhecida com Clap for Carers , toda quinta-feira à noite, às 20h em frente ao Hospital Nightingale, no Harrogate Convention Center.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.
Via World Health Organization / The Sun