O Google Doodle de hoje, 10/12, ilustrado pela artista convidada Amanda Lobos, comemora o 61º aniversário da cantora e musicista de rock brasileira Cássia Eller, que é mundialmente conhecida por seu influente rock e música popular brasileira (MPB).
Abertamente declarada bissexual, a artista é lembrada como uma figura autêntica e inspirada para a comunidade LGBTQIAP+.
Onde Cássia Eller nasceu
Cássia nasceu neste dia, em 1962, no Rio de Janeiro. Ela se interessou muito por música desde cedo e começou a tocar violão aos 14 anos.
Como começou a carreira de Cássia Eller
Sua carreira musical começou em 1989, depois que sua especificação foi um encontro com uma gravadora – a mesma que eventualmente a contratou.
No início, ela cantava principalmente covers de artistas como Cazuza, Renato Russo, Janis Joplin, Os Beatles e muito mais.
Sua presença carismática no palco e tom de voz singular capturou os corações de muitos, e não demorou muito até que ela se tornasse um grande nome da música brasileira.
Eller se interessou muito por música desde cedo e começou a tocar violão aos 14 anos.
A ascensão de Cássia Eller no ramo da música
Sua carreira musical decolou em 1989, depois que seu tio organizou um encontro com uma gravadora – a mesma que eventualmente a contratou. No início, ela cantava principalmente covers de artistas como Cazuza, Renato Russo, Janis Joplin, The Beatles e muito mais.
Sua voz rouca, entrega emocional e presença carismática no palco capturaram os corações de muitos, e não demorou muito até que ela se tornasse um nome familiar.
O álbum autointitulado de Eller, lançado em 1990, que incluiu sucessos como Malandragem e O Segundo Sol , foi um ponto de virada em sua carreira e deu origem ao seu estrelato.
Ela se tornou mais reconhecida como um ícone da comunidade LGBTQ+ nessa época, e se apresentou em palcos underground com uma aura elétrica.
A partir daí, ela gravou mais quatro álbuns de estúdio e colaborou com muitos artistas populares latino-americanos.
Eller foi talvez uma das mais destacadas roqueiras brasileiras da década de 1990, lembrada por sua originalidade, intensidade e versatilidade. Em 2013, a Rolling Stone a classificou nas categorias melhor voz e melhor artista da história da música brasileira. Suas canções e voz vivem no coração de muitos hoje.
Feliz aniversário, Cássia Eller!
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.