O Google Doodle da Indonésia de hoje celebra a vida e o legado de Raja Ali Haji ou Raja Haji Ahmad. Ele foi um renomado historiador, estudioso e escritor que liderou um renascimento da literatura e cultura malaia no século XIX.
Raja Ali foi homenageado postumamente como Herói Nacional da Indonésia neste dia em 2004.
Raja Ali nasceu um príncipe Bugis-Malay em 1809 em uma família de estudiosos. Quando ele era jovem, sua família se mudou para a Ilha Penyengat.
Ele estudou com estudiosos famosos do Sultanato de Riau-Lingga e foi reconhecido como um estudante talentoso.
Quando adolescente, Raja Ali acompanhou seu pai em uma missão a Jacarta, bem como em uma peregrinação a Meca. Os dois foram os primeiros nobres de Riau a realizar esse feito.
Quando tinha 32 anos, Raja Ali tornou-se regente conjunto do jovem sultão e acabou sendo promovido a conselheiro religioso. Nesta função, ele começou a escrever sobre a língua, cultura e literatura do povo malaio.
Suas obras incluem o dicionário malaio, textos educacionais sobre os deveres do rei, a genealogia do malaio e dos bugis, uma antologia de poesia e muito mais.
Em 2004, Raja Ali foi homenageado como Herói Nacional da Indonésia por suas contribuições à língua, literatura, cultura malaia e história da Indonésia.
Sua obra mais famosa é o Tuhfat al-Nafis, ou “Precious Gift”, que é considerado uma fonte inestimável sobre a história da Península Malaia. Agora está esculpido em sua lápide para as pessoas lerem ao visitar.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.
Se inscreva em nossa newsletter!