O Google Doodle de hoje celebra o jogador de futebol escocês Andrew Watson enquanto ele olha para o futuro das lendas do futebol negro e foi ilustrado pelo artista convidado de Londres Selom Sunu.
Watson é considerado o primeiro jogador de futebol negro internacional, o primeiro jogador de futebol negro a capitanear seu país e o primeiro administrador de futebol negro da história.
Neste dia, em 1884, Andrew Watson entrou em campo para o time de futebol escocês Queen’s Park no primeiro jogo disputado no novo estádio Hampden Park.
Watson nasceu em 1856 em Georgetown, Guiana, filho de um rico empresário escocês e mulher guianense.
Aos 5 anos, Watson e seu pai se mudaram para a Grã-Bretanha, onde o futebol estava se tornando cada vez mais popular.
Ele se apaixonou pelo esporte enquanto frequentava escolas públicas inglesas em Yorkshire e Wimbledon.
Após a morte de seu pai, Andrew Watson herdou sua riqueza e tornou-se financeiramente independente. Isso permitiu que ele se matriculasse na Universidade de Glasgow, onde estudou engenharia, filosofia natural e matemática.
Em vez de se formar, Watson, de 21 anos, iniciou um negócio de armazém por atacado e jogou futebol ao lado.
Watson ganhou reputação por seu estilo de jogo rápido e habilidoso como lateral do Queen’s Park FC, um dos melhores clubes de futebol da Escócia.
Graças à sua experiência como empresário, foi também secretário de jogo. Depois que o Queen’s Park FC ganhou um título de futebol escocês, Watson ganhou a chance de jogar pela equipe internacional da Escócia.
Ele se tornou o primeiro homem negro a capitanear seu país e levou a Escócia a várias vitórias sobre seu rival, a Inglaterra, incluindo uma vitória por 6-1 – que continua sendo a maior derrota em casa para a Inglaterra de todos os tempos!
Seu sucesso no cenário internacional estimulou ofertas dos melhores clubes da Escócia e da Inglaterra.
Em 1887, Watson assinou com o Bootle FC no norte da Inglaterra. Naquela época, os clubes amadores não pagavam seus jogadores, mas o Bootle FC era conhecido por pagar nomes de alto nível.
Se Watson tivesse recebido dinheiro para jogar pelo clube do Liverpool, ele seria tecnicamente o primeiro jogador de futebol profissional negro.
Ao longo de sua carreira de 14 anos, Watson ganhou a Copa da Escócia três vezes e venceu todas as três partidas que jogou contra a Inglaterra.
O clube Hampden Bowling em Glasgow, local da terceira vitória da Escócia sobre a Inglaterra, apresenta um mural de Andrew Watson.
Mais de um século se passou desde os dias de Watson como jogador, mas seu impacto ainda pode ser sentido em todo o esporte hoje, como um exemplo brilhante de iluminar o caminho para gerações passadas, atuais e futuras de jogadores negros.
Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.
Se inscreva em nossa newsletter!