Propaganda

Em seu evento Made on YouTube hoje, a empresa anunciou o Creator Music, abrindo um catálogo de músicas populares para os criadores de conteúdo usarem em seus vídeos sem prejudicar sua monetização.

Os criadores têm algumas opções: eles podem licenciar as faixas diretamente e manter toda a receita (além do corte de 45% que o YouTube recebe) ou compartilhar a receita com os detentores das licenças.

De acordo com a Billboard, essa participação é de 27,5% para o criador do vídeo e para os artistas.

O uso de música tem sido um desafio para os criadores do YouTube, que geralmente precisam usar músicas isentas de royalties para evitar que seus vídeos sejam desmonetizados.

Usar até mesmo uma pequena parte de uma faixa de um grande artista sem permissão pode resultar no bloqueio de um vídeo ou no silenciamento de uma parte dele.

O novo programa está em versão beta nos EUA e será expandido para outros países no próximo ano.

Billboard relata que o YouTube fechou acordos com mais de 50 gravadoras, editoras e distribuidores, embora até agora isso não pareça incluir grandes gravadoras.

“Várias centenas de milhares” de músicas estarão disponíveis para licenciamento através do Creator Music, disse o YouTube à publicação. Jason Derulo , por exemplo, parece animado com isso!

O Creator Music é um dos maiores anúncios do evento do YouTube hoje e outra jogada do YouTube para tentar atrair criadores para a plataforma.

Na semana passada, a empresa disse que estava reformulando como as pessoas ganham dinheiro com Shorts, o clone do TikTok da plataforma, acabando com o fundo do criador e, em vez disso, iniciando um programa de compartilhamento de receita de anúncios para competir com o TikTok.

Os criadores de curtas receberão 45% da receita, com o YouTube mantendo 55% – o inverso da participação na receita de vídeos longos.

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta