Propaganda

O Google Doodle de hoje celebra esta colossal caverna, que foi oficialmente descoberta neste dia 14/04/2009 em 2009, o nome Son Doong significa caverna do rio da montanha.

Aninhado nas profundezas das selvas remotas do Parque Nacional Phong Nha-Kẻ Bàng, no centro do Vietnã, um patrimônio mundial da UNESCO, encontra-se um fenômeno natural incomparável a qualquer outro na Terra: a gigantesca caverna Sơn Đoòng.

Geólogos especialistas estimam que a caverna Sơn Đoòng (vietnamita para “rio da montanha”) foi formada entre dois e cinco milhões de anos atrás – épocas antes que o fazendeiro local Ho Khanh inadvertidamente tropeçasse em sua enorme entrada em 1990.

A caverna permaneceu intocada até 2008, quando Khanh refez seus passos até sua abertura nebulosa, e até 2009 ao lado de Howard e Deb Limbert da British Cave Research Association.

BCRA (British Cave Research Association) considera a Caverna Sơn Đoòng como a maior caverna do mundo e considerada uma das mais belas pela BBC News.

Antes da descoberta da Son Doong, a maior caverna do mundo conhecida era a Deer Cave, na Malásia. Son Doong é muito maior que a Deer, que tem cerca de 90 metros de largura, 100 metros de altura e 2 quilômetros de comprimento.

Os intrépidos espeleólogos realizaram o primeiro levantamento oficial da caverna e concluíram que era a maior caverna do planeta.

Dentro das câmaras internas de Sơn Đoòng (grande o suficiente para caber um quarteirão inteiro de prédios de 40 andares!), os cientistas descobriram uma riqueza de formações geológicas recordes, incluindo as maiores pérolas de calcário do mundo e a estalagmite mais alta.

Onde fica a Caverna Sơn Đoòng

Situada no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, na província de Quang Binh no Vietnã, perto da fronteira com o Laos, a caverna é parte de uma rede de cerca de 150 cavernas nas Montanhas Annamite, muitas das quais ainda não exploradas.

A Caverna Sơn Đoòng têm aproximadamente 9 quilômetros de extensão, tem locais com cerca de 200 metros de largura e 150 metros de altura.

Com aproximadamente 9 quilômetros de extensão, tem locais com cerca de 200 metros de largura e 150 metros de altura.

A caverna estava aberta apenas para estudiosos e pesquisadores, contudo, em 2014, estará aberta, de forma limitada (apenas 220 licenças), a visitantes.

Buracos gigantes situados nas profundezas da caverna permitem que a luz do sol e a chuva alimentem dois ecossistemas de selva intocados, que abrigam raposas voadoras, os únicos macacos do mundo a viver no subsolo e peixes brancos sem olhos.

Uma dessas florestas tropicais prósperas é tão vasta que até tem seu próprio sistema climático localizado!

Em 2019, um trio de mergulhadores britânicos provaram que ainda havia mais a descobrir depois de encontrar um túnel subaquático conectando Sơn Đoòng a outra caverna – acrescentando outros 5,6 milhões de pés cúbicos ao seu volume já titânico de 1,35 bilhão de pés cúbicos.

Aqui está uma maravilha natural para a lista de viagens de todos!

  • Pequena floresta apelidada de “Jardim de Edam” - Imagem: Cortesia/Carsten Peter

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta