Propaganda

Émilie du Châtelet’s é a homenageada do Google Doodle de hoje, 17/12 celebrando o 315º aniversário da matemática, física, tradutora e filósofa francêsa Émilie du Châtelet, cujas contribuições para a teoria newtoniana e a missão de tornar a literatura científica mais acessível ajudaram a abrir o caminho para a física moderna.

Émilie du Châtelet nasceu Gabrielle-Émilie Le Tonnelier de Breteuil em Paris neste dia em 1706 – uma época em que era raro para as mulheres perseguir publicamente uma carreira intelectual.

Criada em uma família aristocrática, Châtelet aprendeu avidamente com os ilustres cientistas e matemáticos que sua família costumava receber.

Émilie du Châtelet foi matemática, física, tradutora e filósofa francêsa. Imaagem: Ilustração.

Ela complementou seus estudos formais de matemática e ciências com aulas de esgrima e lingüística, aprendendo seis línguas aos 12 anos.

Apesar do desânimo da sociedade de mulheres seguirem as ciências, Châtelet quebrou as convenções.

Em seus 20 anos, ela se casou com o marquês Florent-Claude du Châtelet, um proeminente oficial militar, e a biblioteca de sua propriedade abrigava aproximadamente 21.000 livros!

Depois de meses de pesquisa e experimentação clandestinas, Châtelet submeteu um artigo de física inovador à Academia Francesa de Ciências em 1737 que previa a existência de radiação infravermelha.

Voltaire, um eminente escritor do iluminismo francês, reconheceu seus talentos e, em 1738, a dupla publicou “Elementos da filosofia de Newton” sob o nome de Voltaire.

Este livro pioneiro quebrou a complexa física newtoniana em termos fáceis de entender para os leitores franceses.

A magnum opus de Châtelet veio em 1740 com a publicação anônima de “The Foundations of Physics”, uma obra de filosofia natural que uniu a física newtoniana com a metafísica.

Seu trabalho desempenhou um papel fundamental na aceitação da física newtoniana em toda a Europa.

Embora anonimamente, Châtelet continuou a revolucionar a física ao traduzir “Principia”, o manifesto de Newton para as leis do movimento e da gravidade.

Publicado postumamente em 1759, continua a ser a tradução francesa líder até hoje.

Aqui está uma força imparável na progressão da física!

Siga o Dica App do Dia em nossas redes sociais e também nos agregadores de notícias Flipboard e Google Notícias.

Deixe uma resposta